Ericeira, Reserva Mundial de Surf

            A Ericeira é a primeira Reserva Mundial de Surf da Europa e a segunda do mundo, desde outubro de 2011. Esta reserva é constituída por sete spots que se estendem por 4 km de linha costeira.

Praia da Ribeira d’Ilhas. Foto de Rafael Simões

Nuno Benedito, coordenador da área de desporto da Câmara Municipal de Mafra, explicou que numa extensão da praia de S. Lourenço até à praia da Pedra Branca, as ondas têm as condições ideais para a prática de surf, tais como um fundo rochoso ou arenoso, a sua consistência e o tipo de rebentação.

Sendo uma Reserva Mundial de Surf têm a responsabilidade de manter e preservar a praia e o ambiente em redor e de englobar a comunidade num compromisso comum. O envolvimento comunitário passa pelo trabalho de voluntários que contribuem para limpeza das praias, projetos escolares e ações por parte dos surfistas e de turistas. Também os pescadores têm um papel relevante, contribuindo para a preservação dos recifes, importantes para a formação das ondas. Da mesma forma, o papel do município é fundamental, uma vez que protege a linha costeira. Impede qualquer edificação na orla marinha e implementa um limite de escolas de surf por praia, atenuando os efeitos da massificação dos

Arte realizada pela Skeleton Sea. Foto de Carlos Gonçalves.

últimos anos.

A Reserva Mundial de Surf conta com a existência de vários parceiros, entre os mais influentes os “amigos do mergulho” e o “skeleton sea”, sendo que este último é um dos parceiros ativos a nível ambiental ao reutilizar os resíduos recolhidos nas praias para a construção de obras de arte.

Futuramente, a Câmara Municipal pretende construir um parque ecológico como complemento à Reserva Mundial de Surf. Um parque que prevê a existência de um observatório de aves e a plantação de espécies locais, com o objetivo de aumentar a biodiversidade.

 

Grupo 3

 

Alunos envolvidos no projeto:

Data: 20.11.2017

Partilha esta reportagem em