Dia Mundial da Água – um desafio

Dia Mundial da água - um dasafio Na nossa escola, a secundária de Ílhavo, também foi celebrado o Dia Mundial da Água com um conjunto de atividades que os alunos puderam realizar ao longo da manhã.

No decorrer dos dias 21 a 24 de março deu-se em Lisboa no Centro de Congressos do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) a 16ª edição do Congresso da Água. Este evento data já as suas origens em 1992, tem como tema “Viver com a Água”. Ao longo destes três dias foram abordados 16 temas relacionados transversalmente à qualidade da água; à forma como a utilizamos; quais são efetivamente as necessidades hídricas dos diferentes setores económicos no nosso país; prever a eficiência de um bom plano de gestão de recursos hídricos (albufeiras, rios, …); possível criação de novos projetos com fim a inovar e melhorar os processos que usamos para tratar a água que consumimos, etc. Estes temas despertaram reflexão e discussão nos intervenientes e foram de interesse tanto para a comunidade científica e técnica como para todos nós!

No entanto não foi só no congresso de Lisboa que se comemorou esta data. Na Escola também foi celebrado o Dia Mundial da Água com um conjunto de atividades que os alunos puderam realizar ao longo da manhã. Houve uma prova de águas aberta a todos os membros da comunidade escolar seguida de votação. O resultado foi curioso uma vez que a água da rede pública conseguiu quase tantos votos de qualidade como a engarrafada. Após a realização da prova, nos copos utilizados foi plantada uma semente. Com fim à sensibilização para a importância da água para o corpo humano os participantes foram convidados a tirar uma fotografia com uma figura alusiva a essa temática.

Existiu ainda uma secção com os vários processos pelo qual a “água suja” passa até se tornar potável, com particular atenção para a dessalinização. Enquanto estas atividades se iam realizando, o átrio deu lugar a momentos culturais como a leitura de poemas sobre a água e a passagem de um vídeo “Água e vida na Terra”. O balanço geral das comemorações na nossa escola deste dia tão importante foi bastante positivo. Com o projeto Eco-Escolas foi possível levar e fazer chegar o tema de 2023 “Acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento” a toda a comunidade.

This slideshow requires JavaScript.

Sofia e Leonor, alunas do 9º ano da turma B