Visita ao Centro de Educação Ambiental de Castelo Branco

No dia 9 de dezembro de 2016, fomos ao Centro de Interpretação Ambiental (CIA) de Castelo Branco, onde fomos bem recebidos pela Engenheira Paula Teixeira, que nos apresentou o Centro e nos falou do Parque Natural do Tejo.

No dia 9 de dezembro de 2016, fomos ao Centro de Interpretação Ambiental (CIA) de Castelo Branco, onde fomos bem recebidos pela Engenheira Paula Teixeira, que nos apresentou o Centro e nos falou do Parque Natural do Tejo.

Ana Margarida: Quando foi criado o Centro de Interpretação Ambiental de Castelo branco? E com que finalidade?

Eng. Paula: O Centro de Interpretação Ambiental de Castelo Branco foi criado em 2009. Tem como missão prioritária a sensibilização dos cidadãos para a salvaguarda dos valores naturais presentes no território Tejo Internacional. Funciona como um espaço lúdico-pedagógico, onde o visitante pode interagir virtualmente com os valores naturais presentes no Parque Natural do Tejo Internacional, ao mesmo tempo que lhe é incutida a motivação para a sua defesa e valorização.

Eduarda Alves:Em que consiste a exposição temática que podemos encontrar no Centro de Interpretação Ambiental?

Eng. Paula: O CIA coloca uma exposição temática sobre o território do Parque Natural do Tejo Internacional, constituída por 14 equipamentos de exploração interativa. Aborda valências do território do Tejo Internacional, desde o seu património natural (fauna, flora, geologia e hidrologia), património construído, atividades de turismo de natureza, para além de permitir ao visitante uma viagem virtual no Rio Tejo.

Henrique Pereira:O que é um Parque Natural?

Eng. Paula: Um Parque Natural é uma área protegida que tem como principal missão a Preservação do Património Natural de uma região classificada.

 Miguel Pereira:Porque é que os Parques Naturais são Importantes?

 Eng. Paula: A importância dos Parques Naturais traduz-se fundamentalmente no facto de estes possuírem uma grande diversidade de ecossistemas bem preservados e de espécies faunísticas e florísticas de excecional interesse para a conservação da natureza e da biodiversidade.

Renata Catarino: O que é necessário para a proteção de um Parque Natural?

Eng. Paula: A criação de legislação que regulamente a atividade humana na parcela de território classificado. No caso das Áreas Protegidas, existem os Planos de Ordenamento, que são elaborados, pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNF), que é a entidade responsável pela gestão do território, ou seja, pelo cumprimento de todas as regras que estão definidas.

Ana Margarida:Quando foi constituído o Parque Natural do Tejo Internacional e com que objetivos?

Eng. Paula: A 22 janeiro de 2008, por ocasião da XXIV Cimeira Luso-Espanhola, foi constituído o Parque Internacional Tejo-Tago, o qual deriva do Acordo de Cooperação entre a República Portuguesa e o Reino de Espanha, expresso no Memorando de Entendimento sobre colaboração transfronteiriça, assinado em Zamora. Tem como objetivo principal a conservação da natureza (fauna, flora e paisagem).

Eduarda Alves:Qual é o património natural existente no Parque Natural do Tejo Internacional?

Eng. Paula: O Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI) é uma área extremamente importante para a conservação de diversas espécies de aves que nidificam nas margens escarpadas dos rios e áreas envolventes. Destacam-se como espécies mais importantes a águia-imperial, a águia-real, a águia-de-bonelli, o abutre-preto, o abutre-do-Egipto, a cegonha-preta, o chasco-preto e o milhafre-real. Nos cursos de água ocorrem populações de diversas espécies de peixes ameaçados e endémicos da Península Ibérica. Do ponto de vista da vegetação, este parque apresenta comunidades típicas do meio mediterrânico.

Henrique Pereira: O que é a fauna e a flora?

 Eng. Paula: Por fauna, entende-se a vida animal com exclusão do ser humano, ou seja, o conjunto composto pelos animais que habitam determinada região, certo habitat ou era geológica. A flora é o conjunto de plantas de uma região, ou seja, a vida vegetal.Ao proteger-se um território, pretende-se essencialmente conservar a fauna e flora autóctone, salvaguardar a biodiversidade existente e manter em equilíbrio os ecossistemas.

Miguel Pereira:A afirmação: “Há cada vez mais espécies em vias de extinção” é verdadeira ou falsa?

Eng. Paula: É verdadeira.

Renata Catarino:Quais são as razões que a levam a dizer que há cada vez mais espécies em via de extinção?

Eng. Paula: Efetivamente, a listagem mundial de espécies ameaçadas de extinção tem vindo a aumentar. Quando queremos conservar ecossistemas e a sua biodiversidade, temos definitivamente que considerar as potenciais ameaças que levam à extinção das espécies. Na minha opinião, podemos considerar as seguintes:

  1. alterações climáticas provocadas pelo aumento da emissão dos gases poluentes para a atmosfera;
  2. destruição do habitat, maioritariamente feita pelo homem;
  3. caça furtiva.

Ana Margarida: Que finalidade tem o Parque Natural do Tejo Internacional?

Eng. Paula: A principal finalidade é a Conservação da Natureza.

Eduarda Alves:Aconselha a visita ao Parque Natural do Tejo Internacional? Porquê?

Eng. Paula: Claro que sim. É muito importante conhecermos e interpretarmos o meio que nos rodeia. A natureza é um património valioso, do qual a nossa vida depende. É urgente proteger e conservar. O PNTI tem uma paisagem linda, rica e diversificada!!!

Para concluir, agradecemos a disponibilidade do Centro de Interpretação Ambiental de Castelo Branco por nos ter recebido e solicitar as suas informações.

Ana Hipólito , Eduarda Alves , Henrique Pereira, Miguel Pereira, Renata Catarino