Vinhas de Cantanhede

Vinhas de Cantanhede são uma das melhores paisagens para ver e apreciar e já são um ícone da cidade que é conhecida sobretudo pelos seus vinhos.


Pormenor de uma videira

Nesta região da bairrada, com solos predominantemente argilosos e calcários, a prática vinícola é uma das atividades económicas que melhor caracteriza o concelho, e daí advém também o facto de esta região ser muito conhecida a nível nacional pelos vinhos. Este belíssimo panorama é característico por grandes terrenos de vinhas, organizados por carreiras de videiras, acompanhados também por outras árvores como oliveiras e nogueiras. Vários são trilhos na região, que não são somente usados pelos vinicultores, mas também por pessoas que gostam de realizar caminhadas, corridas, passeios de bicicleta e outras atividades de lazer que possam decorrer ao ar livre.

A melhor época para se apreciarem as vinhas é em meados de setembro, dado que é nessa altura que as videiras estão carregadas de uvas, sendo assim o cenário ideal para os interessados em tirar fotos e, como é óbvio, participar nas vindimas. Nesta atividade qualquer um pode participar, apenas é preciso saber cortar os cachos e claro, muita paciência, esforço e dedicação.

Neste grande e esplendoroso ecossistema, o ar livre, os animais, as plantas, as árvores e o clima ameno, dão vida e beleza à cidade de Cantanhede e tornam certamente este sítio, um lugar especial no coração dos cantanhedenses.

No ano de 1954 foi fundada a Adega Cooperativa de Cantanhede, por cerca de cem agricultores. Hoje são já mais de setecentos associados e uma produção média anual de seis a sete milhões de quilos de uvas, sendo o principal produtor da região da Bairrada.

Carreiras de videiras

Assim, se planeia visitar a cidade de Cantanhede, terá de incluir como ponto de visita este ambiente único, que lhe ficará, com certeza, na memória!

 

Alunos envolvidos no projeto: André Machado ; Guilherme Xavier

Escola: Escola Secundária Lima-de-Faria

Data: 12.06.2018

Partilha esta reportagem em