Vespa asiática-uma pequena grande ameaça para a sociedade atual

As vespas asiáticas, de nome científico vespa velutina são uma espécie invasora em Portugal e noutros países europeus e asiáticos e têm sido tema de discussões acesas recentemente. Desde o seu rápido alastramento ate às grandes consequências que provoca no ecossistema. Mas afinal,quem é esta espécie e como chegamos a este ponto?

 

As vespas asiáticas, de nome científico  vespa velutina são uma espécie invasora em Portugal e noutros países europeus e asiáticos e têm sido tema de discussões acesas recentemente. Desde o seu rápido alastramento ate às grandes consequências que provoca no ecossistema. Mas afinal,quem é esta espécie e como  chegamos a este ponto?

Espécie

A vespa asiática é ligeiramente mais pequena que a sua contraparte europeia. Têm uma coloração amarela e castanha e usam um ferrão para se defender.Constrói ninhos que podem conter até 3000 vespas.

Invasões

Originária do sudeste asiático, é invasora em :França, Espanha , Japão, Coreia do Sul, Alemanha, Itália, Brasil e finalmente Portugal. Foi parar a França, acidentalmente , num carregamento de bonsais,e desde que este foi recebido, em 2006,esta espécie tem-se rapidamente alastrado para o resto da Europa.A Portugal, chegou em 2011 e, desde aí, as colónias multiplicaram-se para 12499.

Área de distribuição da Vespa velutina

Prejuízos da espécie

Um dos grandes perigos das vespas é o contacto com o Homem.Quando atacam em grandes grupos, podem levar a graves reações alérgicas que podem levar à asfixia.Um exemplo do perigo destas espécies foi a morte de um emigrante português em Vila Verde.Este estava no quintal quando foi surpreendido por um enxame que o fez morrer por choque anafilático.

Para além disso , não pode ser ignorado  efeito que elas têm no ciclo das abelhas.As vespas enfraquecem estes insetos, que não conseguem fazer mel e recolher pólen eficientemente. Por  fim, também são um problemas por destruir fruta.

Formas de combate

As vespa-asiáticas podem causar grandes problemas e por isso é necessário saber como combatê-las. Para começar, as vespas são uma espécie muito difícil de controlar por causa do número elevado de indivíduos na colónia e por causa da sua capacidade de atacar (e possivelmente matar) o ser humano.Por esses motivo , um dos métodos de combate é evitar o alastramento da espécie.Se for necessário eliminar uma colónia existem algumas maneiras de  o fazer. Primeiro é possível a introdução de outra espécie que prejudique as vespas, como um parasita ou uma galinha ou uma planta carnívora, predadores naturais.Também é outro método- embora mais arriscado a utilização de uma vara com cola. Por fim também é possível expulsar a colónia através da incineração ou através do uso de anidrido sulfuroso, que tem propriedades refrigerantes.

Conclusão

As vespas asiáticas são um problema a nível económico e social , pois prejudicam várias várias atividades económicas e podem mesmo ser um perigo para cidadãos de aldeias e de cidades. No futuro, esta espécie pode multiplicar-se ainda mais, como tem acontecido. Por isso o site «SOS vespa» ,que pode localizar os ninhos e as colónias e manter a população informada sobre os perigos que correm.Para além disso, se algum cidadão localizar um ninho, este pode informar o site.

Fontes: Público, Sapo, ICNF, SOS vespa , wikipédia (em inglês e português)

Francisco Gomes , Francisco Mendes, João Sampaio