Vencedores do concurso ‘Escola mais Verde’ visitam Banco de Sementes

Os membros do Clube da Floresta do Agrupamento de Escolas de Celeirós, Braga, visitaram, a 20 de setembro de 2017, o Banco Português de Germoplasma Vegetal, situado em Merelim S. Pedro, Braga, no âmbito dos prémios arrecadados no concurso municipal ‘Escola mais Verde’ (Horta Vertical e Horta Convencional, escalão 3).


Várias sementes

A visita foi conduzida pela engenheira Ana Maria Barata, responsável pelo banco desde 1998, que dirigiu várias perguntas aos alunos sobre as hortas cultivadas no Agrupamento, nomeadamente sobre o tipo de plantas cultivadas e as sementes utilizadas.

A visita ao Banco de Germoplasma Vegetal permitiu aos participantes conhecer a grande variedade de certos alimentos, como as batatas, os tomates, os pimentos, as leguminosas ou o milho.

De acordo com os dados fornecidos pela responsável, existem cerca de quatro mil e 500 entradas de colheitas no banco de germoplasma, que são conservadas em arcas frigoríficas a – 18 °C. O milho é um dos cereais conservados no banco (ex: milho doce, milho normal), para além das sementes de diversas espécies (ex: feijão frade, grão de bico, feijão branco). Todas as colheitas são avaliadas de acordo com parâmetros de viabilidade e de teor de humidade, entre outros.

Vencedores do concurso ‘Escola mais Verde’

Questionada sobre a importância do banco na conservação da biodiversidade vegetal, Ana Maria Barata deu o exemplo do conflito armado sírio. O Banco de Germoplasma Vegetal da Síria enviou para o Norte de África um duplicado das sementes produzidas localmente, para que, quando houver paz, se possa voltar a plantar sementes provenientes de cereais da região.

A opinião dos participantes foi consensual em relação à importância de conhecer este género de infraestruturas tão importantes para a conservação da biodiversidade vegetal. Tratou-se de uma experiência de aprendizagem profundamente enriquecedora.

O Banco Português de Germoplasma Vegetal é o único organismo em Portugal que promove a conservação vegetal, sendo considerado um dos melhores do mundo, a par do Silo Global de Sementes de Svalbard (Svalbard Global Seed Vault), situado na Noruega. Em conjunto com outras colecções nacionais espalhadas pelo país, o banco recolhe sementes de espécies cultivadas pelo Homem, bem como de espécies silvestres, conserva, avalia, documenta e fornece sementes aos produtores que procurem o banco.

Banco de Germoplasma Vegeta

 

Alunos envolvidos no projeto: Beatriz Silva ; Bruna Carvalho

Escola: E B 2 e 3 de Celeirós

Data: 09.04.2018

Partilha esta reportagem em