Valor Sul

No âmbito da disciplina de Ambiente e Desenvolvimento Rural, módulo 5 – “Ambiente e Recursos Naturais”, os alunos do 3ºC, do curso de Turismo Ambiental e Rural, da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal situada em Runa, Torres Vedras, realizaram uma visita de estudo no dia 4 de novembro à empresa ValorSul situada em S. João da Talha.

Neste artigo pretendemos dar a conhecer os objetivos e as missões da ValorSul.

A ValorSul é uma empresa responsável pelo tratamento dos resíduos urbanos em Lisboa e na região Oeste. O seu objetivo é responder à crescente produção de resíduos e à falta de espaço para os tratar e depositar, o que é feito através da recolha indiferenciada, da recolha selectiva de materiais recicláveis e da matéria orgânica.

Se em Portugal puséssemos todo o lixo junto em cima de um campo de futebol aquilo que desperdiçamos atingiria, ao fim de um ano, a altura de um prédio de 20 andares.

Depósito dos resíduos sólidos urbanos.

Depósito dos resíduos sólidos urbanos.

A ValorSul reduz, não só a quantidade de resíduos bem como a produção de energia elétrica a partir do aproveitamento do biogás.

A empresa tem 6 missões. A 1ª missão consiste na recolha de resíduos, realizada em 2500 ecopontos e ecocentros; a 2ª missão consta na triagem, depois de recolhidos os resíduos chegam à triagem, onde são tratados para retirar contaminantes e posteriormente separados seguindo para indústrias de reciclagem; a 3ª missão compreende a valorização orgânica onde os restos alimentares se decompõem e se transformam em composto para se utilizar na agricultura. Esta matéria orgânica liberta gás metano e através da queima desse biogás gera-se energia elétrica; a 4ª missão consiste na valorização energética em que o lixo não separado vai para a central de tratamento dos resíduos urbanos. Os resíduos são levados para os fornos que os queimam a altas temperaturas, transformando uma parte em gases e outra em escórias. O calor aquece a água da caldeira, transformando-a em vapor, cuja pressão faz girar as pás das turbinas gerando eletricidade; a 5ª missão é quando não há alternativa para os resíduos depositados em aterros, o lixo é colocado em células impermeáveis, depois é compactado e coberto com terra ou escórias, que vão para uma instalação onde se retira o metal para reciclar, o restante vai para a construção rodoviária; por fim, a 6ª missão é onde se trata cada tipo de resíduo da melhor forma possível.

Agora já sabe que a história do seu lixo não acaba no caixote, recomeça na ValorSul, por isso, contamos consigo, pondo em prática os 3R’s.

Quem decide reduzir, reutilizar e reciclar somos nós!

Fornos

Fornos

32