Utilização de transportes públicos e privados

A curiosidade levou-nos a investigar a quantidade de alunos que utiliza transporte público e privado na nossa escola e as conclusões surpreenderam-nos.

A utilização dos transportes públicos e privados 

No colégio Alfacoop, ao longo do mês de janeiro, fizemos uma pesquisa sobre a utilização dos transportes para o acesso à escola. O objetivo era descobrir a taxa de alunos que vem para a escola em transporte público ( como autocarro, carrinha, entre outros) e em viatura privada (como carro ou mota). Para atingir o nosso objetivo, fizemos uma pergunta a dois grupos de alunos: os alunos do primeiro ciclo, entre os 6 e os 10 anos, e o grupo dos alunos mais crescidos, entre os 10 e os 18 anos. Realizamos dois tipos de amostragem distintos: nos mais pequenos, fizemos questionário a todos os alunos da escola, já nos mais crescidos, fizemos uma amostragem de 157 alunos, distribuídos pelos diferentes anos de escolaridade. Dividimos as nossas descobertas em dois casos de estudo: o A (alunos entre os 6 e os 10 anos) e o B (alunos entre os 10 e os 18 anos). 

Caso de estudo A  

  No caso de estudo A descobrimos que a maior parte dos alunos usavam transporte públicos (cerca de 111 alunos) e cerca de 106 alunos usam viaturas privadas como podem ver no gráfico abaixo. 

Caso de estudo B 

No caso de estudo B a maior parte dos alunos questionados usava transportes públicos (cerca de 99 alunos), um grupo mais pequeno de alunos usava transportes privados (cerca de 33) e a menor parte dos alunos iam a pé ou de bicicleta para escola (cerca de 5 alunos) 

Conclusão 

Com isto podemos concluir que a maior parte dos alunos do colégio usa transportes públicos, mas mesmo assim grande parte dos alunos, ainda, usa transportes privados. Não nos podemos esquecer que a localização da escola não ajuda nada porque está localizada num vale profundo, o que impossibilita, ou dificulta muito, a utilização de bicicletas, trotinetes ou até o vir apé para a escola. Além disso, a maior parte dos alunos é oriundo da cidade, que fica a mais de 10 km do colégio. Por ser tão longe da cidade e numa aldeia tão remota, também não existem muitos transportes públicos que não sejam os da própria instituição que deixam os alunos à entrada da escola, o comboio é um deles, mas um problema deste transporte é que poucos alunos vivem perto da linha de comboio. 

David Ribeiro, Francisco Vila-Lobos