Uma agropecuária mais sustentável

Desde os anos 60 o Centro Social Padre David, em Ruílhe (Braga), aposta numa agropecuária sustentável, cultivando produtos agrícolas e criando animais para consumo próprio. Evitando,assim, o consumo industrial. Desde a década de 80, até aos dias de hoje, a preocupação com o meio ambiente é notória.

O Centro Social Padre David aposta numa agricultura sustentável. Cultivando produtos agrícolas, frutícolas e criando animais, tais como: porcos, vacas, perus, patos, galinhas, ovelhas…

Segundo o senhor Arlindo Silva e o senhor Lino Campos (responsáveis pela agropecuária do centro), “diariamente são servidas cerca de 250 refeições,  tivemos necessidade de produzir os nossos próprios  produtos para a confeção das mesmas, como, por exemplo: todo o tipo de hortaliça/ verduras, fruta, milho, aveia, feijão e vinho”. Os campos de cultivo têm cerca de 9 hectares

Pelo que o senhor Arlindo Silva disse “todos os produtos são biológicos, usamos estrume natural (feito de mato, palha, lama e dejetos dos animais). Fazemos a limpeza ao monte, aproveitamos a madeira para a lareira e o mato para fazer estrumeira”. Temos uma pequena ETAR para tratamento de águas provenientes dos animais disse o Sr. Arlindo Silva. O Sr. Lino  Campos diz “as ervas daninhas são retiradas à mão ou com uma roçadeira”, por isso não usam herbicidas.

Aproveitamento dos recursos naturais de forma responsável

Os animais são alimentados com milho, aveia e erva, tudo cultivado nos seus campos. O Sr. Lino Campos afirmou que o milho não leva sal, porque assim as vacas não têm necessidade de consumir muita água. “Além disso uma alimentação saudável dos animais diminui o gás metano emitido pelo gado, daí menos poluição ambiental”, acrescentou. Alguns dos animais são alimentados de restos de comida provenientes da cozinha do Centro Social. “Todas as instalações são diariamente limpas, para proporcionar o bem-estar dos animais e do ambiente” afirmou o Sr. Arlindo Silva.

Enriquecimento dos terrenos agrícolas feito a partir dos animais.

A agropecuária é imprescindível do ponto de vista económico e social em Portugal. É importante que o seu desenvolvimento esteja baseado em práticas sustentáveis, sendo possível aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto no ecossistema e no clima, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e para o cumprimento das metas ambientais, fundamentais para a preservação dos recursos do planeta.