Toda uma escola mobilizada para melhorar o ambiente

A ação "Escola + Amiga do Ambiente" da EB2,3 André Soares tornou-se numa ação ambiental de referência. Consegue mobilizar todos os alunos de uma escola foram mobilizados em prol do ambiente e de uma escola melhor.

Todos os alunos da EB 2,3 André Soares participaram ativamente, pelo segundo ano consecutivo, numa ação de limpeza do espaço escolar promovida pelo Eco- Escolas. “No final do projeto foi possível perceber que se criou um ambiente agradável e mais respeitador para todos e os alunos melhoraram a capacidade de reflexão sobre o papel que cada um tem na escola e no ambiente.”

A ação “Escola + Amiga do Ambiente”

O envolvimento dos alunos na limpeza da própria escola acontece no Japão (país desenvolvidos) há já alguns anos e não foi estabelecido pela falta de dinheiro, mas pela falta de recursos humanos. O principal objetivo é, no entanto, pedagógico – responsabilidade, altruísmo e espírito colaborativo são os valores que se pretende que os alunos adquiram. 

Portugal tem uma realidade diferente da japonesa, mas os objetivos da formação académica e cívica são universais. A pensar, não só na manutenção dos espaços escolares, mas também na formação cívica dos alunos, a equipa do Eco-Escolas da EB 2,3 André Soares dinamizou a ação «Escola + amiga do ambiente», a título experimental no ano letivo passado.

Mediante uma escala feita pela equipa Eco-Escolas, semanalmente (no tempo letivo de Oferta Complementar) as turmas estavam responsáveis por esta ação; a primeira semana cabia às turmas A (do 5º ao 9º anos), a seguinte às turmas B e assim sucessivamente.

Na hora respetiva, a turma era dividida em grupos, e cada grupo tinha a tarefa de recolher o lixo de um determinado espaço da escola (sendo sempre espaços comuns). O lixo recolhido foi sempre devidamente separado e colocado nos eco-pontos devidos ou nos caixotes de lixo.

No final da atividade, os alunos voltavam para a sala de aula e cada grupo respondia a uma pergunta sobre o ambiente e/ou o que se pode melhorar na escola, promovendo assim um momento de reflexão sobre a importância da ação de cada um na preservação ambiental dos espaços escolares.

Os textos finais (resultantes dessas reflexões) eram afixados na entrada da escola e, pela sua leitura, verificou-se que, de modo geral, os alunos manifestaram agrado por terem contribuído para uma escola mais limpa, mas lamentaram a existência de tanto lixo no chão, revelando consciência de que somos responsáveis pelo lixo que produzimos. Foi também visível a vontade de continuarem a participar em ações como esta.

Reflexão de uma turma

 

 

Ana Manuel Rodrigues Santos