Tapetes de nicotina invadem ruas de Casal de Cambra

A população de Casal de Cambra, no concelho de Sintra, tem-se mostrado muito preocupada em relação ao número crescente de beatas de cigarros depositadas nas ruas e espaços verdes da localidade.

Segundo informação disponibilizada por fontes seguras, parece que o número de fumadores em Casal de Cambra tem vindo a aumentar e como consequência, vários prejuízos, em termos ambientais, estão a afetar a simpática vila de Casal de Cambra.

Os moradores queixam-se que existem zonas em que o número de beatas é de tal ordem, que parece formar diversos tapetes espalhados no chão. A Junta de Freguesia não consegue, com os meios disponíveis, assegurar a limpeza diária de todos os espaços e as beatas começam a tornar-se uma verdadeira praga.

Para além da poluição terrestre, também a poluição atmosférica preocupa estes habitantes, já que o fumo do tabaco contém mais de seis mil substâncias tóxicas libertadas para a atmosfera.

Outra das preocupações, dos moradores, agora que o Verão se aproxima, é o risco de incêndios. Beatas mal apagadas, facilmente poderão ser o princípio de uma tragédia, como aquelas que o país viveu no ano passado.

Todas estas questões têm preocupado os moradores desta localidade, tão pacata, e até há quem sugira que sejam colocados, nas ruas, ecopontos específicos para beatas de cigarros e até mesmo aplicar multas aos fumadores mais descuidados. Quanto a nós fica uma sugestão: que tal investir mais na prevenção? Promover mais sessões de esclarecimento nas escolas e Centros de Saúde sobre os perigos do consumo de tabaco, talvez esta fosse uma forma eficaz para contornar esta situação.

Carolina Duque Nº4, Carolina Brissos Nº5, Joana Fonseca Nº13, Leonor Marecos Nº16 e Sofia Cruz Nº23 do 8ºC