Tapetes de nicotina invadem ruas de Casal de Cambra

A população de Casal de Cambra, no concelho de Sintra, tem-se mostrado muito preocupada em relação ao número crescente de beatas de cigarros depositadas nas ruas e espaços verdes da localidade.


Segundo informação disponibilizada por fontes seguras, parece que o número de fumadores em Casal de Cambra tem vindo a aumentar e como consequência, vários prejuízos, em termos ambientais, estão a afetar a simpática vila de Casal de Cambra.

Os moradores queixam-se que existem zonas em que o número de beatas é de tal ordem, que parece formar diversos tapetes espalhados no chão. A Junta de Freguesia não consegue, com os meios disponíveis, assegurar a limpeza diária de todos os espaços e as beatas começam a tornar-se uma verdadeira praga.

Para além da poluição terrestre, também a poluição atmosférica preocupa estes habitantes, já que o fumo do tabaco contém mais de seis mil substâncias tóxicas libertadas para a atmosfera.

Outra das preocupações, dos moradores, agora que o Verão se aproxima, é o risco de incêndios. Beatas mal apagadas, facilmente poderão ser o princípio de uma tragédia, como aquelas que o país viveu no ano passado.

Todas estas questões têm preocupado os moradores desta localidade, tão pacata, e até há quem sugira que sejam colocados, nas ruas, ecopontos específicos para beatas de cigarros e até mesmo aplicar multas aos fumadores mais descuidados. Quanto a nós fica uma sugestão: que tal investir mais na prevenção? Promover mais sessões de esclarecimento nas escolas e Centros de Saúde sobre os perigos do consumo de tabaco, talvez esta fosse uma forma eficaz para contornar esta situação.

 

Alunos envolvidos no projeto: Carolina Duque Nº4, Carolina Brissos Nº5, Joana Fonseca Nº13, Leonor Marecos Nº16 e Sofia Cruz Nº23 do 8ºC

Escola: Escola Básica 2,3 Professor Agostinho da Silva

Data: 26.03.2018

Partilha esta reportagem em