Será que o Porto tem boa qualidade de ar?

Ultimamente, o ar do Porto tem vindo a piorar, o que pode provocar problemas à saúde humana e ao ambiente, mas existem soluções sustentáveis para tentar diminuir. Além disso, descobrir quais são os principais gases poluentes.

Poluentes atmosféricos e outras substâncias

Existem muitos gases que são prejudiciais para a qualidade do ar em Portugal como por exemplo: dióxido de azoto (NO2), dióxido de enxofre (SO2), ozono troposférico (O3), dióxido de carbono (CO2), amoníaco (NH3) e partículas em suspensão (PM, que são forçadores climáticos).

Causas e consequências

A poluição do ar pode ser provocada por diversos motivos, muito deles naturais (vulcões e poeira de desertos) ou antrópicos (queimadas, veículos e queima de combustíveis). Consequentemente, traz problemas para o ambiente ou para a saúde humana. A Natureza precisa de ter boa qualidade de ar, se não afeta a qualidade da água e do solo, a biodiversidade das espécies e danificar a agricultura, florestas e plantas. Além disso, existem doenças muito prejudiciais como: cancro de pulmão, AVC´s, problemas respiratórios, doenças de fígado e sangue e doenças cardiovasculares. Já se estimam por ano que morram seis mil pessoas prematuramente.

 

Maneiras de diminuir a poluição do ar

Neste momento, para diminuir podíamos estabelecer limites nos espaços urbanos e rurais, promover monitoramento diário e constante da qualidade do ar,optar pelas alternativas biológicas, reduzir a utilização de agrotóxicos, promover a conservação das áreas florestais, utilização de meios alternativos ao carro, criação de áreas verdes nos espaços urbanos e promover a fiscalização, o controle das queimadas e alertar na televisão em que a qualidade do ar está má ou demasiado ozono. Também, há medidas individuais  que podemos tomar, como manter o sistema anti-poluição do carro, utilizar mais vezes transportes públicos e entre outras.

 

No Porto

As principais causas deste problema, para além das outras referidas mais acima, costumam ser a produção de energia, o aquecimento residencial, o transporte rodoviário e a agricultura. Nestes últimos dias, a qualidade do ar tem sido boa nesta o cidade e no resto do país, mas pode vir a piorar se não tentarmos as soluções apresentadas no parágrafo anterior.

 

Fontes:

→qualar.pt

→mundoeducação.pt

→por1bomar.ambiente

→portoambiente

Beatriz Castro, Maria Miguel Bessa, Martim Ribas