Seminário Jovens Repórteres para o Ambiente 2018

Nos dias 9, 10 e 11 de novembro, na Escola Superior de Tecnologia de Viseu, realizou-se a vigésima quinta edição do seminário dos Jovens Repórteres para o Ambiente, tendo a nossa escola participado com 6 alunos dos Clubes de Jornal e Saúde e Ambiente.


 

 

Mas, afinal, o que é o seminário JRA?

Esta iniciativa, que se vem realizando desde há 25 anos, organizada pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), em que o anfitrião foi o aluno Paulo Cardoso, da Escola Secundária Alves Martins, reúne alunos de escolas de todo o país e freelancers (pessoas que se inscreveram de forma independente) e tem como objetivo alertar o mundo para a proteção do ambiente.

O que os participantes fizeram durante os três dias?

Os alunos e freelancers começaram por receber formação sobre Jornalismo (workshop realizado pela jornalista Vera Novais, do jornal online “O Observador”), Fotojornalismo e Videojornalismo. Para além dos workshops, houve também palestras com vários fotógrafos e especialistas em Social Media, da National Geographic, e houve, ainda, uma videoconferência com os dois realizadores do documentário “The Point of no Return”. Depois da formação, no segundo dia, formaram-se grupos, que se dividiram pelos principais espaços verdes da nossa cidade (Mata do Fontelo, Quinta da Cruz e ETAR Viseu-Sul). Estas incursões foram verdadeiramente interessantes e permitiram olhar de outra maneira para o ambiente que nos rodeia.

Os professores envolvidos usufruíram de uma visita guiada pelo centro histórico da cidade e o feedback que eles transmitiram foi muito positivo. Segundo eles, ficaram com um conhecimento mais aprofundado acerca da capital da Beira Alta.

No terceiro dia, todos os participantes no seminário em causa elaboraram reportagens sobre os locais visitados e as aprendizagens feitas, tendo apresentado as suas conclusões aos restantes parceiros de trabalho.

Em jeito de conclusão, é aconselhável mesmo que estes seminários se repitam!

 

Alunos envolvidos no projeto: Simão Carreira

Escola: EB 2,3 de Mundão

Data: 11.01.2019

Partilha esta reportagem em