Seminário dos 8 aos 80, experiências dos 12 aos 20

Durante o Seminário Eco-Escolas, não só houve a presença de oradores mais experientes, mas também se contou com presenças juvenis contudo fundamentais para melhorar a experiência.

Mafalda Gomes

Uma das presenças neste Seminário foi a Jovem Repórter Mafalda Gomes. Foi no 10º ano de Mafalda que esta iniciou o seu percurso enquanto JRA. Mais recentemente a jovem esteve presente na COP 23, projeto o qual foi incentivada por uma amiga “tínhamos falado dessa experiência por ela ter ido na edição anterior e ela disse que eu deveria enviar o meu currículo”. Mafalda afirma que os maiores desafios desta ultima experiência foi o idioma, pois a COP 23 decorreu na Alemanha e não adquire qualquer conhecimento da língua, também a parte mais logística e as comunicações, devido ao evento ser todo em inglês foi desafiante. Uma das peripécias contadas pela jovem foi “comprar um bilhete de comboio numa maquina alemã sem perceber nada do que está a dizer para depois apanhar o comboio às 4h da manhã sem me enganar na plataforma”. De acordo com o que nos disse, as diversas experiências contribuem para o crescimento individual e profissional, com as diversas atividades “crescemos e temos a capacidade de improviso e trabalho em grupo”.  A “veterana” JRA ainda aconselhou os novos jovens repórteres citando 3 aspetos essenciais “espírito critico”, “forte motivação de defender os valores em que acreditamos” e “capacidade de trabalho de grupo.

 

Miguel e Rafael

Rafael Pepê, observador de pássaros também está envolvido no projeto eco escolas. Apesar da sua idade, Rafael nunca deixou que isso fosse um obstáculo. Este “miúdo” pretende continuar envolvido em projetos eco escolas e desenvolver alguns novos. Em relação ao companheiro, o Miguel, apesar de mais novo já demonstra interesse e capacidades para o Birdwatching.

São apenas 3 dos jovens envolvidos em projetos Eco-Escolas e JRA, ambos promissores, com vontade de aprender mais e ver um mundo melhor.

Jéssica Coutinho, Maria