Rota da Cidadania

Promover a mobilidade sustentável junto ao campus escolar foi o mote lançado numa parceria entre a Câmara Municipal de VNF e as escolas do centro da cidade, nomeadamente, a Escola Secundária Camilo Castelo Branco e D. Sancho I, a EB 2/3 Júlio Brandão e a EB Luís de Camões.


Alunos do concelho de Famalicão na Rota da Cidadania

Foram estudados vários percursos na cidade, de modo a que, alunos, pudessem confortavelmente e em segurança, percorrê-los até às escolas. Ao longo do ano os alunos fizeram o levantamento dos vários problemas que cada um dos percursos apresentava, desde passadeiras para peões com pouca visibilidade, sinalização insuficiente ou ausente, piso levantado devido às raízes das árvores, carros estacionados em segunda fila e em cima do passeio, entre outros.

Assim, e após reunião com técnicos da câmara, chegou-se ao percurso ideal e no dia 7 de junho, os alunos envolvidos das várias escolas manifestaram-se, a pé, até à Câmara Municipal, levando cartazes alusivos ao objetivo daquela ação.

Já na Câmara, os alunos foram recebidos pelos vereadores da educação, ambiente e mobilidade e segurança rodoviária, tedo entregue um pergaminho com o resumo do projeto, objetivos, dificuldades e compromisso. Os vereadores ficaram muito agradados com a iniciativa e anunciaram que irão tomar medidas para que alunos possam, de facto, percorrer de modo sustentável e seguro, as ruas de Famalicão até às suas escolas.

Os alunos pretendem, em setembro, ir a pé para a escola ou de bicicleta em segurança, e de forma saudável e querem sentir que o trânsito, de facto, diminui.

 

Alunos envolvidos no projeto: Beatriz Cardoso Barbosa

Escola: Escola Secundária Camilo Castelo Branco

Data: 14.06.2019

Partilha esta reportagem em