Rios poluídos, até quando?

Estamos no século XXI. A poluição dos nossos rios continua a ser um dos maiores problemas e está presente no nosso dia a dia. Olhamos para os nossos rios, ficamos preocupados, mas todos os dias poluímos de alguma forma. A poluição tem causas na forma como somos demasiados consumistas e “obrigamos” as fábricas a produzir mais, e a não ter preocupações ambientais para nos fornecerem produtos cada vez a mais baixo custo. Continuamos a colocar papel, plásticos e outros poluentes no chão, continuamos a não saber tratar os nossos esgotos e a não tratar devidamente os nossos lixos.


Poluição dos nossos rios, quando se tornará preocupação para todos?

A poluição é um dos temas mais debatidos, mas muitas vezes não tem o impacto que deveria ter pois a maior parte das pessoas pensa naquilo no momento mas logo a seguir esquece-se rapidamente.  É quase como uma criança que quando recebe um brinquedo fica toda entusiasmada e não larga esse brinquedo mas no dia seguinte se for preciso já não lhe liga nada. Brincamos com o futuro do nosso planeta?

Estamos no século XXI. A poluição dos nossos rios continua a ser um dos maiores problemas e está presente no nosso dia a dia. Olhamos para os nossos rios, ficamos preocupados, mas todos os dias poluímos de alguma forma. A poluição tem causas na forma como somos demasiados consumistas e “obrigamos” as fábricas a produzir mais, e a não ter preocupações ambientais para nos fornecerem produtos cada vez a mais baixo custo. Continuamos a colocar papel, plásticos e outros poluentes no chão,  continuamos a não saber tratar os nossos esgotos e a não tratar devidamente os nossos lixos.

Sabemos que existem várias formas de não fazer poluição e de melhorar o nosso planeta para que o ambiente seja melhor; uma das melhores atitudes passa por fazermos reciclagem, termos cuidado com o consumo de combustíveis fósseis e com a poluição que as fábricas poderão desenvolver. Mas temos de estar muito atentos, temos que exigir aos nossos colegas, à nossa família e aos governantes que tudo façam para libertar o nosso planeta de todas as atrocidades ao ambiente, lutar para que os nossos rios sejam limpos, onde possa haver vida e não continuarmos a assistir à morte lenta dos nossos rios e de toda a vida que neles deve existir.

Para que os nossos rios não continuem a sofrer tanto, vamos ter de ser vigilantes!

Joana Tavares, EBPALF, Sertã

 

Alunos envolvidos no projeto: Joana Tavares

Escola: Agrupamento de Escolas de Sertã – ES e EBPALF

Data: 20.02.2019

Partilha esta reportagem em