“Representação de reações Químicas”, “Lei de Lavoisier” e “Gases poluentes”

No seguimento do projeto "Jovens Repórteres para o Ambiente", e tendo em conta a realização de duas atividades práticas subordinadas aos temas "Representação de reações Químicas", "Lei de Lavoisier" e "Gases poluentes", os alunos montaram várias moléculas intervenientes em diversas reações químicas com recurso ao kit de modelos atómicos disponível no laboratório. Estas reações de combustão levam à produção de poluentes atmosféricos e resultam de atividades industriais, transportes, centrais termoelétricas e aquecimento de edifícios.

No seguimento do projeto “Jovens Repórteres para o Ambiente”, e tendo em conta a realização de duas atividades práticas subordinadas aos temas “Representação de reações Químicas”, “Lei de Lavoisier” e “Gases poluentes”, os alunos montaram várias moléculas intervenientes em diversas reações químicas com recurso ao kit de modelos atómicos disponível no laboratório. Estas reações de combustão levam à produção de poluentes atmosféricos e resultam de atividades industriais, transportes, centrais termoelétricas e aquecimento de edifícios. Os poluentes identificados nas reações foram: o trióxido de enxofre (SO3), o monóxido de nitrogénio (NO), o dióxido de nitrogénio (NO2) e o dióxido de carbono (CO2), este último responsável pelo agravamento do efeito de estufa.

Esta atividade foi dinamizada pela professora Sara Monteiro de Físico-química.

Diogo Guincho (nº3), turma 8ºE, Iara Patrício (nº7), turma 8ºE, Helena Santos (nº12), turma 8ºD, Dinis Rocha (nº6), turma 8ºD, Margarida Terroso (nº20), turma 8ºD, Patrícia Rodrigues (nº24), turma 8ºD, Ana Amorim (nº1), turma 8ºE, Gonçalo Carvalho (nº5), turma 8ºE, Maria Isabel Carvalho (nº16) , turma 8ºE, Miguel Lopes (nº17), turma 8ºE