Reciclagem em Casal de Cambra

Na freguesia de Casal de Cambra, concelho de Sintra, há falta de pilhões e oleões. População coloca pilhas usadas e óleos usados no lixo indiferenciado.


No dia 19 de fevereiro alguns alunos do 8º A foram explorar as ruas de Casal de Cambra.

Observaram que Casal de Cambra tem muitos contentores de recolha geral, e poucos ecopontos específicos, nomeadamente oleões e pilhões.

Os óleões seriam muito úteis uma vez que a maioria de pessoas deitam óleo queimado nos esgotos e nos solos, contaminando assim estes, bem como as águas.  Por outro lado o óleo, se fosse recolhido e reciclado poderia servir para combustível.

Mais pilhões seriam também úteis uma vez que, a maioria das pessoas deita as pilhas no lixo normal. Sabemos que o chumbo destas, contaminam o solo, prejudicando gravemente a saúde.

A não separação dos resíduos sólidos, aumenta a poluição devido à separação de lixo ser mais demorada, ser necessário a utilização de mais materiais para a a sua separação e o aumento da mão-de-obra. Ao utilizarmos os ecopontos, facilitamos a separação, além de contribuir para diminuição da poluição. Afinal pequenos gestos fazem toda a diferença!

 

Alunos envolvidos no projeto: Andreia Teixeira Nº1, Beatriz Sarzedo Nº3, Estela Alcaso Nº10, Fábio Mendes Nº11 e Marta Nunes Nº19 do 8ºA

Escola: Escola Básica 2,3 Professor Agostinho da Silva

Data: 26.03.2018

Partilha esta reportagem em