Promover a Eficiência Energética numa Escola Inclusiva

O clube wattsen, do projeto Switch up, visa promover a eficiência energética através da criação de materiais e da realização de atividades, ao longo do ano, com os alunos com necessidades educativas especiais.

Este projeto destina-se, essencialmente, a alunos com autismo. Através da criação de materiais, como puzzles, livros de pinturas, jogos da glória, entre outros, tem como objetivo integrar os alunos na comunidade escolar e, ainda, contribuir para que eles conheçam e possam praticar ações eficientes.
Primeiramente, o clube começou por averiguar as condicionantes a ter em conta, uma vez que estes alunos têm características especiais. Ao longo do planeamento das atividades, deu-se importância a aspetos como as cores, a simplicidade e o tamanho, para que tudo se tornasse cativante, de modo a que eles aprendessem e gostassem das atividades.
Na preparação dos materiais, o clube contou com o auxílio da turma de 12º ano de multimédia, da Escola Secundária José Saramago, que elaborou os vídeos e os suportes de multimédia, fundamentais no jogo da glória. Contribuíram, também, alunas de artes, na realização gráfica das animações do livro de pinturas. Na fase final do projeto, o clube iniciou a realização das atividades, contando com o apoio dos colaboradores da turma de necessidades educativas especiais e da sua mentora, a professora Guilhermina Galego, cumprindo os objetivos propostos pelo Switch up e recebendo comentários positivos, por parte da comunidade escolar.
Assim, podemos concluir que o clube consegue conciliar aspetos relacionados com a eficiência energética com a integração dos alunos com necessidades educativas especiais.

 

Grupo Wattsen, projeto Switch Up

Márcia Mouta, Inês Marques, Mariana Rodrigues, Rafael Oliveira , Margarida Romão