Pedalar Pelos Trilhos do Mar

Ciclovia da Estrada Atlântica

Ciclovia da Estrada Atlântica

No ano de 2007, foi delineado um projeto de mobilidade sustentável pela autarquia do Município de Pombal. O seu primeiro trabalho foi a criação da rede de ciclovias do Concelho de Pombal dando assim origem a duas ciclovias no coração da cidade.

Mais tarde surge a ciclovia da Estrada Atlântica, inaugurada 20 de Agosto de 2011. Trata-se de uma infra-estrutura que atravessa os concelhos de Pombal, Leiria, Marinha Grande, Alcobaça e Nazaré constituindo assim uma via praticamente ininterrupta ao longo de 15.530 metros de extensão.

Esta ciclovia percorre a Estrada Atlântica embrenhando-se na Natureza envolvente. Inicia-se na Rua da Mata do Urso, próximo do Apeadeiro da CP da freguesia do Carriço e dirige-se para o litoral atlântico, por um percurso único que termina a Sul, na direção da Lagoa da Ervideira. O caminho poderá tornar-se ainda mais deslumbrante se for seguido para Norte rumo à Praia do Osso da Baleia.

São quase 16km de ciclovias que atravessam a Mata do Urso em direção às praias do concelho de Leiria.

Ao longo do percurso pela Mata do Urso é possível contactar com inúmeros locais como as Minas de sal-gema do Carriço ou até mesmo o Parque de Merendas onde poderá descansar um pouco à sombra da vasta vegetação local constituída principalmente por pinheiros.

A ciclovia da Estrada Atlântica é praticamente plana, sem declives acentuados, não se destinando apenas a ciclistas, mas também a peões, utilizadores de trotinetas e de skates. De modo geral, destina-se a todos aqueles que queiram caminhar em direcção ao mar, disfrutando, de forma saudável da bela Natureza envolvente.

Joana Martins, Flávio Pinto, Tiago Jordão