Parques urbanos no Porto: para miúdos e graúdos

Portugal foi considerado, pelo The Good Country, o 3º melhor país do mundo na categoria de Planeta e Clima. O Porto é uma cidade com um grande espaço arbóreo, propício para fazer exercício e descansar. Por isso, analisamos seis parques desta cidade para todas as idades e gostos.

PARA LEVAR A FAMÍLIA INTEIRA

Os jardins do Palácio de Cristal são ideais para passar tempo e fazer um piquenique. As crianças entretêm-se a ver os pavões que lá circulam livremente e podem apreciar o momento ao ar livre.  a biblioteca Almeida Garrett está instalada dentro das vedações deste espaço, assim, pode aproveitar para ler um livro dentro destas paredes com vista para uma grande área verde ou simplesmente desfrutar do espetáculos lá feitos.  

Outro forte candidato para passar tempo com os mais novos é o parque do Covelo. Este encontra-se dividido em duas grandes zonas. Uma delas tem uma grande quantidade de divertimentos, tais como uma grande rede de escorregas e tubos, baloiços e um slide. A outra apresenta uma vasta rede de árvores  e espaços verdes, com mesas de piquenique dispersas na zona. É um sítio agradável para relaxar.

Por fim, o Parque de Cidade do Porto é um dos maiores da cidade e um dos mais apreciados. Este espaço é calmo e ideal para fazer exercício acompanhado ou não. Tem uma grande lago no centro do parque onde os mais pequenos podem observar os patos e gansos que lá estão.

PARA ESCAPAR À CORRERIA DA CIDADE

O Parque das Virtudes, localizado no centro histórico do Porto, é um parque ideal para se “desligar” de todas as preocupações e apreciar o espaço. Desenvolveu-se em socalcos encosta abaixo sendo, por isso, possível observar o rio Douro e Vila Nova de Gaia a partir de quase todos os locais.

O Parque de S. Roque, com os seus 4,5 ha, apresenta um conjunto de esculturas dispersas por todo o espaço e está lá localizado o Centro de Educação Ambiental. É muito fácil chegar a este parque de metro e de autocarro, contudo apresenta um horário fixo.

fontes: http://www.cm-porto.pt/404

             https://www.goodcountry.org/  

    http://www.visitporto.travel/Visitar/Paginas/Descobrir/detalhespoi.aspx?poi=1029&idcategory=n1n&lang=pt

Alexandra Felino, Diogo Fonseca, Francisca Torres