Os bastidores do Rock em Marvila

A Cidade do Rock que este ano completa a sua 9.ª edição, vai trazer de novo luz e cor a Marvila, uma freguesia marcada por contrastes sociais, por um forte espírito de associativismo e pelo desporto.

Susana Guimarães, responsável pelo pelouro da juventude, da saúde, do orçamento participativo e dos direitos animais da Junta de Freguesia de Marvila

Desde a primeira edição do Festival, a Junta de Freguesia de Marvila tem-se mostrado recetiva a colaborar com a organização do RiR, tendo em conta as suas competências e responsabilidades. “Naquilo que eles precisem que nós ajudemos, nós costumamos ajudar”, afirma Susana Guimarães, responsável pelo pelouro da juventude, da saúde, do orçamento participativo e dos direitos animais da Junta de Freguesia de Marvila. Ainda que o tratamento dos espaços verdes do recinto do evento esteja a cargo dos jardineiros da Câmara Municipal de Lisboa, os operacionais da Junta de Freguesia de Marvila ajudaram na limpeza, refere a técnica. 

A cooperação entre a Junta de Freguesia e a organização do RiR e os princípios de sustentabilidade inerentes a este evento, serviram de inspiração para a concretização de outras iniciativas promovidas pela autarquia, onde as questões ecológicas são cada vez mais uma preocupação. 

No festival “Marvila Tejo”, que reúne todos os anos artistas e personalidades da Freguesia,  a Junta de Freguesia já adota práticas no sentido de reduzir significativamente os plásticos no recinto. A autarquia fez “um bocadinho do que o Rock in Rio faz em relação à questão dos copos recicláveis”, houve o “cuidado em relação aos resíduos e ao tratamento dos resíduos”, refere Susana Guimarães. A preocupação com a produção de resíduos é uma prática recorrente quando a Junta de Freguesia organiza iniciativas. Eventos como o “Organii EcoMarket”, são já plastic free e possuem uma estação de abastecimento de água para garrafas reutilizáveis.

 Também ao nível da mobilidade sustentável, são diversas as iniciativas habitualmente implementadas pela autarquia, quer através da adoção de medidas de promoção do transporte público, quer através de medidas de promoção da mobilidade/acessibilidade a pé, como a criação de estruturas adaptadas para pessoas em cadeiras de rodas. Para minimizar o impacte ambiental das deslocações, Susana Guimarães afirma que a autarquia faz o apelo para que as pessoas utilizem menos o carro e mais os modos suaves.

Ainda que este ano a participação da Junta de Freguesia de Marvila na organização do RiR tenha sido positiva e inspiradora, os planos para o futuro são promissores. Em edições futuras deste festival, a autarquia tem intenção de criar mais sinergias entre as associações locais e a organização do festival, em particular procurando tirar partido da fábrica de plástico sediada na freguesia, para a montagem de palcos com material 100% reciclável.

Beatriz Zacarias, Francisco Lino, Gustavo Santos, Leonardo Miranda, Susana Santa Rita