O Renascer do Noudar

O Parque de Natureza de Noudar é um projeto desenvolvido pela EDIA (Empresa de Desenvolvimento de Infraestruturas do Alqueva), cujo principal intuito é promover o desenvolvimento rural.
Herdade-da-Coitadinha

Herdade da Coitadinha

O Parque de Natureza de Noudar é um projeto desenvolvido pela EDIA (Empresa de Desenvolvimento de Infraestruturas do Alqueva), cujo principal intuito é promover o desenvolvimento rural. O projeto destaca-se por pretender uma união entre a agricultura e o turismo, preservando e dinamizando todo o património natural.
Este Parque, situado a dez quilómetros da vila de Barrancos,tem como fronteira natural o rio Ardila, que o separa de Espanha e nele encontra-se integrada a Herdade da Coitadinha e o Castelo de Noudar.
O primeiro passo foi dado com a compra da Herdade, que se encontrava em ruínas, por parte da EDIA em 1997. Desde então, todos os esforços realizados seriam feitos no sentido de reconstruir a Herdade para conservar o património natural e cultural, bem como a promoção da região e dos seus produtos e, criar uma sinergia com o Castelo.
A dinâmica deste projeto é visível através das suas quatro principais atividades.
Uma delas passa pela gestão do património construído sendo visível através da preservação do Monte da Coitadinha, da Casa da Malta, da Eira, do Moinho, das Malhadas e de hortas. Outra atividade igualmente importante é a gestão agro-florestal, que se foca, na melhoria do espaço natural, no sentido de proporcionar condições favoráveis à exaltação de inúmeras espécies de fauna e flora. Para controlo das mesmas, recorre-se à sua monitorização periódica, registando-se as alterações nos números de exemplares de cada espécie averiguando-se as condições que proporcionam, ou não, a difusão das espécies em causa. Para uma maior eficácia do controlo e proteção destas espécies, a Rede Natura 2000 está dividida em duas zonas protegidas (Zona de Proteção de Habitats de Moura-Barrancos e Zona de Proteção de Aves de Mourão-Moura-Barrancos). Destaca-se ainda o “Iberlix”, um projeto inédito de cooperação transfronteiriça, que visa uma boa gestão de áreas com potencial para integrar a uma espécie em perigo, o lince ibérico. Por último, o Turismo que atrai muitas pessoas devido à panóplia de atividades que o Parque proporciona a todas as pessoas que o visitem. Para despertar a curiosidade ficam algumas sugestões: percursos pedestres assim como BTT, workshops, e mesmo que não seja da região nunca ficará perdido, pois poderá sempre contar com guias digitais ou com um guia turístico.
Não é à toa que este parque é considerado um paraíso natural e, por isso mesmo, tem recebido diversos reconhecimentos através de prémios que incluem o Certificado Dark Sky Alqueva, o Certificado de Gestão Florestal Sustentável e o Certificado Wildlife Estates.
Apesar da tranquilidade que se sente neste lugar, há que considerar as vulnerabilidades de todo o espaço, por isso mesmo, o Parque tem uma vigilância ativa no sentido de prevenir incêndios florestais. Nunca esquecendo que dentro de um ecossistema o equilíbrio é a palavra-chave, portanto o Parque de Noudar criou um protocolo com a Associação de Caçadores de Barrancos, de modo a controlar uma atividade tão importante para a zona, a caça.

Será fundamental manter esforços para a preservação constante deste Parque, para que gerações futuras possam usufruir dele.

Grupo 3: António Moreira, Sara Cascais, Catarina Santos, Daniel Fernandes, Raquel Rocha.

António Moreira, Sara Cascais, Catarina Santos, Daniel Fernandes, Raquel Rocha