O Renascer das Espécies

Esta associação estabelece cooperações entre os jardins zoológicos e os aquários europeus e tem como principais objetivos a educação, a investigação e a conservação das espécies.

AdaxO Jardim Zoológico de Lisboa existe há cerca de 128 anos e em 1991 integrou na EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários). Esta associação estabelece cooperações entre os jardins zoológicos e os aquários europeus e tem como principais objetivos a educação, a investigação e a conservação das espécies. Da face mais visível desta cooperação surgem os Programas Europeus de Reprodução de Espécies Ameaçadas (EEPs).

O Jardim Zoológico iniciou a sua participação nos EEPs em meados dos anos 90, com 4 programas. Hoje em dia participa em 66 EEPs. Cada espécie tem o seu historial que é registado no Studbook, este possui diversas informações como os genes. O Jardim Zoológico participa em 47 Studbooks europeus e 48 internacionais studbooks. Este é responsável pela coordenação dos seguintes programas: EEP do Saguim imperador, Saguinus imperator; Studbook Internacional da Impala de face negra, Aepyceros melampus petersi; Studbook Europeu da Niala, Tragelaphus angasii; Studbook Europeu da Tartaruga-espinhosa, Heosemys spinosa. Promove certas campanhas internacionais onde algumas destas, têm como objetivo a recolha de fundos para aplicação na conservação dos habitats naturais. Desde que o Jardim Zoológico entrou para esta associação, financiou diversos programas de conservação, direcionada para animais como o: Mico-Leão Dourado, Koala e Okapi.

Um dos objectivos do Jardim Zoológico consiste na reintrodução de espécies no seu habitat natural. Como grande exemplo deste método temos o Ádax, que esteve extinto no seu meio natural e foi salvo através de um projeto de conservação in situ no qual o Jardim Zoológico participou ativamente. Neste programa foram reintroduzidos 70 animais nascidos ao cuidado humano. Actualmente a espécie, Órix-de-Cimitarra, encontra-se numa situação semelhante à do Ádax, visto que está extinto no meio natural. A única solução para este problema, será a reprodução e posterior reintrodução.

 

Grupo D: Ana Almeida, Isadora Pombeiro e Sofia Soares

Ana Almeida, Isadora Pombeiro, Sofia Soares