O Projeto da Horta Pedagógica

Jovens repórteres para o ambiente – projeto VERDE VIVO – Escola Secundária da Santa Maria

O fim do processo de requalificação da ESSM (Sintra) pela Parque Escolar, coincidiu com a entrada da troika em Portugal, 12 milhões de euros depois a escola ficou por sua  conta, sem recursos para, entre outros, a manutenção dos espaços verdes exteriores. O sistema de rega gota-a-gota começou a avariar. Árvores autóctones morreram, exóticas cresceram. O que correu mal? O que pode ser feito? Qual pode ser o contributo de cada um de nós? Como é que outras escolas estão a lidar com problemas idênticos?28

O projeto da Horta Pedagógica (HP) da Escola Secundária de Santa Maria (ESSM) teve início no ano letivo de 2011/2012, com um grupo de alunos no âmbito da disciplina de Formação Cívica, coordenados pelo professor José Manuel Laranjo e, desde então, tem-se mantido em atividade regular.

A HP funciona num espaço de cerca de 40 m2 que, para o efeito, foi destinado no projeto de requalificação da ESSM pela Parque Escolar que deixou junto um ponto de abastecimento de água para rega com origem no furo artesiano.

A HP tem contado com a participação empenhada de alunos, entre outros, de Formação Cívica (em 2011/12) de Geografia A -11º ano (2012/13/14) e, recentemente, da Direção da Associação de Estudantes. Imprescindíveis têm sido os contributos do sr. Mendes, técnico operacional, com os seus sábios conselhos e demonstrações e do pessoal da cozinha que tem promovido a deposição diária de desperdícios orgânicos nos compostores que posteriormente são acrescentados com palhas secas resultantes da limpeza dos espaços verdes e com as borras de café das máquinas de café da escola.

Como se refere na Ficha de Projeto do Plano Anual de Atividades da ESSM, o projeto da HP “procura contrariar o generalizado afastamento da comunidade escolar relativamente à produção agrícola, através do planeamento e execução de uma horta pedagógica em modo de produção biológico” procurando atingir objetivos tais como “saber reconhecer os benefícios da agricultura biológica; reconhecer a importância da sustentabilidade económica, social e ambiental da produção agrícola; adquirir/gerir hábitos alimentares saudáveis;” ou ainda como é reforçado na Ficha do Projeto “Verde Vivo”, “encorajar atitudes no âmbito da Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável; desafiar a comunidade educativa a apropriar-se dos seus espaços verdes e Inverter a degradação dos espaços verdes exteriores da escola”.

Anualmente são mais de duas dezenas as espécies e variedades hortícolas (rúcula, cenoura,  pepino, tomate, alface, cenoura, curgetes, abóbora, ervilha, fava, couve, alho francês, cebola, batata, salsa, coentro, etc.) em modo de produção exclusivamente biológica que utiliza o composto orgânico que é produzido nos dois compostores da escola.

Os produtos produzidos são vendidos na escola e ajudam a custear a produção e procuram também dar um pequeno contributo para visitas de estudo dos alunos intervenientes. Uma vez por ano a HP contribui para uma refeição mais saudável no menu de almoço do refeitório da escola.

 

Sintra 17 de Março 2014

Miguel Cristóvão dos Santos, Nº20, Turma 11ºL, 18 anos

Miguel Cristóvão dos Santos