O metro é amigo do ambiente ?

Desde o dia 6 até ao dia 20 de maio, o nosso grupo pesquisou sobre os transportes públicos, no nosso caso o metro, na cidade do Porto.

Metro do Porto

A Rede do metro

O metro do Porto tem uma extensão total de rede de 67 km incluindo os 7.7 km dos 5 túneis presentes. Esta, divide-se em 6 linhas e serve um total de 7 concelhos, o número de veículos é, neste momento, 102. O metro pode transportar 9000 pessoas por hora em cada linha. A rede divide-se em 82 estações e dentro destas 14 são subterrâneas

Os utilizadores do metro

Dos clientes do metro, 30 % são estudantes e 60% têm menos de 35 anos, o que faz com que a média de idades seja de 33 anos. Para além disso, os estudantes ( até 25 anos e matriculados em cursos reconhecidos) têm desconto de 25 %. O metro possui 177 mil utentes e no ano de 2018 foram registadas 62,6 milhões de visualizações, então, o metro transporta, aproximadamente, 58 milhões de pessoas por ano.

 A Sustentabilidade do metro

Primeiramente, o metro é movido a eletricidade, ou seja, não produz GEE e é bastante silencioso, o que diminui a poluição sonora. Graças ao metro do Porto, cerca de 12 mil automóveis deixaram de circular, então 55 mil toneladas de dióxido de carbono(CO2) deixaram de ser emitidas por ano. Apesar de não sabermos de que forma é obtida a energia para o funcionamento do transporte já enviamos um email com algumas questões como esta à empresa do metro do Porto, para o qual ainda não tivemos resposta relevante.Por fim, o metro já criou mais de 30 mil metros quadrados e já plantou mais de 1300 árvores.

Metro ou autocarro?

Na nossa escola, fizemos uma sondagem e, entre 60 pessoas, 57 preferem o metro ao autocarro, pois dizem que é mais rápido, confortável e seguro. No entanto, 3 escolheram o autocarro, uma vez que tem paragens mais frequentes e é possível parar quando se pede.

 Tarifas

O tarifário do metro divide-se por zonas,portanto se uma pessoa quiser viajar por uma zona terá de pagar 1,4€ (Z2), por duas zonas 1,8€(Z3), três zonas 2,2€ (Z4) e assim continuamente. Para além disso, o metro tem muitas outras ofertas, tais como o passe mensal e o andante, que decidimos não abordar.

 A próxima expansão

Neste projeto vão existir duas novas ligações : a linha rosa ( entre a Casa da Música e São Bento) e a expansão da linha amarela( de Santo Ovídio até Vila D`Este) . Isto irá custar 288 milhões de euros (181 milhões de euros para as obras da nova linha e 106 milhões de euros para as obras entre Santo Ovídio e Vila D`Este). No âmbito, de sabermos mais sobre o metro contactamos, também, a Câmara municipal do Porto. No entanto, as nossas perguntas ainda não obtiveram resposta.

Fontes:

wikipedia / ecosapo / metrodoporto / jornalpublico / camaramunicipaldoporto

Afonso Barbosa, Gustavo Guerra, Marco Tavares