Meu ar português: como o quotidiano influencia o ar

O ar do Porto e de todo o mundo está a melhorar e este ano queremos fazer uma maior diferença para um melhor planeta com a ajuda de alternativas sustentáveis.

A qualidade do ar em Portugal

Portugal é um país que não é muito afetado pela poluição atmosférica. Por isso é que se encontra em 11º lugar no ranking dos países com o ar mais limpo. Dentro de Portugal, o Porto tem uma boa qualidade do ar, esta é satisfatória e envolve pouco ou nenhum risco para a saúde.

 

Consequências do ar na saúde Humana

A Organização Mundial de Saúde identifica as partículas com 2.5 micrómetro, o dióxido de azoto (NO2), o dióxido de enxofre (SO2) e o ozono troposférico (O3) como os poluentes atmosféricos mais prejudiciais para a saúde humana. Nas suas consequências destacam-se doenças como as respiratórias (asma,  bronquite, enfisema pulmonar) e cardiovasculares (enfarte do miocárdio, AVC), problemas de fertilidade, podendo estar também associada a cancro do pulmão ou a Alzheimer e demência. Para além disso, também pode causar morte prematura e diminuição de qualidade de vida. Na falta de qualidade do ar, as causas de morte associadas dividem-se entre: cancro do pulmão (7%), doenças cardíacas (31%), doença pulmonar obstrutiva crónica (19%), AVC (20%) e pneumonia (21%).

Impactos no meio ambiente

Além dos impactos na nossa saúde, o ar também afeta o meio ambiente através da acidificação da atmosfera e precipitação de chuvas ácidas, o efeito de estufa e a redução da camada de ozono.

Salvarmos o nosso planeta

Existem pequenos hábitos que podemos incluir no nosso quotidiano como:

  • Usar transportes coletivos,
  • Fazer pequenas deslocações a pé ou de bicicleta,
  • Efetuar as revisões periódicas do veículo e manter os pneus calibrados, diminui a emissão dos poluentes e poupa dinheiro
  • Limitar o uso do automóvel ao estritamente necessário
  • Abastecer o veículo fora das horas de maior calor
  • Moderar a utilização do ar-condicionado no veículo
  • Apostar na mobilidade partilhada
  • Fazer uma condução eficiente (arrancar suavemente , reduzir a velocidade, utilizar o travão do motor, evitar acelerações e travagens bruscas).

Para melhorar o mundo, devemos-nos preocupar e elaborar novas medidas que nos ajudem a proteger o meio ambiente!

 

 

Fontes:

htts://aqicn.org/porto/pt/

Expresso 11/05/2019

www.dpm.grupoipg.pt/index.php

www.noticiasaominuto.com/mundo/1224720/pequim-ja-garante-qualidade-do-ar-em-155-dias-por-ano

Agência Portuguesa do Ambiente

Joana Branco, Martina Altavilla e Vasco Cunha