Marinheiros- agora Pioneiros

Os Marinheiros que outrora se ocupavam de defender o nosso mar hoje são pioneiros na investigação e criadores de novos sistemas para combater a pandemia do Covid-19, para além dos outros serviços prestados pela Marinha Portuguesa que para além de promover a investigação e pesquisa desta doença também tem enviado ambulâncias e homens para o combate à doença.

O primeiro-sargento músico Márcio Fernandes criou um sistema que fecha o tubo tubo orotraqueal (tubo utilizado em pacientes com necessidade de ventilação assistida). Este é um pequeno clamp que fecha totalmente este tubo e que
ajuda os profissionais de saúde evitando que estes sejam contagiados pelo ar expirado pelos doentes que estejam ventilados .

Para além  deste sistema a Célula de Experimentação Operacional de Veículos Não Tripulados (CEOV) do Comando Naval aprimorou 40 máscaras de snorkel, cedidas pela marca Decatlon Portugal,  para que fossem embutidos nestas filtros para que estas servissem para proteção contra o  vírus. Estão em testes para viabilizar a sua qualidade e nível de proteção no Centro de Triagem de COVID 19 do Centro de Medicina Naval, na Base Naval do Alfeite, em Lisboa. Estas máscaras estão também a ser testadas em outras nações  como França, Espanha e Itália.

Máscara utilizada no projeto

Na Europa cientistas disseram que testes mostraram que as máscaras adaptadas ofereceram mais proteção do que máscaras FFP3, considerado um dos filtros de mais alto nível.

Se perguntasse-mos aos marinheiros se estavam satisfeitos por defender o mar e a soberania de Portugal, criarem um clamp que ajuda os nossos profissionais de saúde, doarem material para escolas e instituições, darem comida a sem abrigos e ainda criarem máscaras eles diriam que ainda faltava criarem um ventilador de baixo custo.

Consideremos a missão cumprida pois mais uma vez a Célula de Experimentação Operacional de Veículos Não-Tripulados da Marinha abraçou o projeto que já está pronto para comercialização e está em fase de aprovação clínica,em breve será comercializada.

Informações retiradas do site e instagram da marinha

https://www.instagram.com/marinhaportuguesa/?hl=pt

https://www.marinha.pt/pt/media-center/Paginas/default.aspx

 

Agradecimentos:

Marinha Portuguesa

Marinha

 

 

 

 

 

 

João Duarte