Mãos à obra com o Plant’ARTE!

A importância de agir e pôr em prática um projeto para tornar a nossa cidade mais verde!

O projeto Plant’ARTE, no âmbito do “Nós Propomos!”, tem como principal objetivo apresentar medidas para promover as hortas urbanas, a requalificação de espaços expectantes e a divulgação da arte verde no Barreiro.

Depois de definirmos o tema central do nosso projeto, verificámos a sua pertinência através de um inquérito à população, cujos resultados nos deram razão: o Barreiro deve ter mais hortas e mais arte verde para reduzir os efeitos das ondas de calor e aumentar a produção de alimentos mais saudáveis e com menor pegada ecológica.

Reunimos com uma representante da Associação Zero e com o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Barreiro, para debatermos as nossas ideias. Visitámos as hortas urbanas da cidade e falámos com os seus responsáveis, para recolhermos mais informações.

Percebemos que seria muito importante partir para a comunidade e desenvolver uma iniciativa relacionada com a arte verde. Reunimos, então, com as educadoras da Escola Básica Quinta Nova da Telha, para realizar uma atividade com as crianças: a partir da reutilização de garrafas de plástico faríamos vasos, para plantar bolbos de frésias com os mais pequeninos. A autarquia forneceu-nos pincéis, tintas acrílicas, substrato orgânico e os bolbos necessários.

Dia 16 de março começámos por ir à escola pintar os vasos cortados nas garrafas de plástico. Este foi o nosso primeiro contacto com as crianças e revelou-se fantástico. No dia 21 de março, Dia Internacional da Árvore, fizemos jus ao nome Plant’ARTE e ajudámos as crianças a plantar os bolbos nos vasinhos já pintados. Optámos pelas frésias devido às suas bonitas cores e, como estávamos a trabalhar com crianças, seria mais fácil captar a sua atenção. No dia 8 de abril, o último dia da atividade, preparámos-lhes uma surpresa. Fomos ver se os bolbos já tinham germinado e não só. Contámos-lhes uma história de José Saramago, A Maior Flor do Mundo, e encenámos o texto para tornar o ambiente mais descontraído e animado. Em seguida, jogámos ao “quantos-queres” com perguntas sobre o conto e fizemos uma caça ao tesouro, tendo as crianças de encontrar flores feitas em cartolina.

Para que tudo ficasse completo, entregámos saquinhos feitos de papel reciclado com bolbos de frésias e um folheto explicativo para as crianças repetirem a atividade em casa, junto dos pais, avós ou outros familiares. Assim, mais pessoas poderão fazer arte verde na nossa cidade, para que esta se torne mais sustentável!

Viemos de lá de coração cheio!

PS: As fotos retratam as atividades dos dias 21 de março e 8 de abril.

Catarina Menor, Gonçalo Alves, Jéssica Alves e Marta Barão