O Impacto Ambiental do Surf

A Ericeira é uma das cidades portuguesas mais populares para a prática de surf. Nesta linha de costa é imperativa a manutenção das praias para a continuação e expansão do turismo na região.

Os quatro quilómetros que constituem a primeira e única Reserva Mundial de Surf da Europa tornaram-se num local apelativo para turistas devido às qualidades ideais para a prática de Surf, tais como a consistência das ondas, os fundos marítimos rochosos ou de recife, os ângulos de rebentação e a altura das ondas.

Na praia Ribeira d’Ilhas, Tarik Veschi surfista, natural do Brasil, ainda estava equipado quando disse: “Para o surfista, o mar é como a sua casa”, mostrando-se incomodado pela constante poluição do mar. O surfista recolhe o lixo que encontra a flutuar enquanto pratica surf, e guarda-o no fato até ter oportunidade de o colocar no local apropriado.

Entrevista a Avelino Sousa, pescador. Foto de Filipa Murta

Nuno Benedito, coordenador de desporto da Câmara Municipal de Mafra, explicou que para incentivar e manter o turismo é indispensável preservar o ambiente local. Um dos compromissos com Save the Waves, entidade responsável pela proteção de ecossistemas de zonas costeiras para manter a distinção de Reserva Mundial de Surf é a monitorização da qualidade da água e das praias, os restantes passam por proibir a construção em zonas costeiras. De destacar também a importância no envolvimento da comunidade local, piscatória e surfista. A construção de um parque ecológico junto à costa já está em fase de projeto e vai contribuir para que a linha de costa continue sem novos edifícios.

Em entrevista com habitantes da cidade, estes reconhecem que ao longo dos anos houve alterações, tanto na qualidade da água, como na densidade populacional. Avelino Sousa, pescador em Ericeira há 20 anos, na zona de Furnas, declarou que em comparação com anos anteriores, a população piscívora junto à costa tem vindo a diminuir.

No entanto, considerando que o turismo de surf se encontra consolidado na Ericeira, o coordenador de desporto do município declarou que estão a ser tomadas medidas para atenuar a massificação de turistas na linha da costa e que os estão a atrair para o interior do concelho, através de práticas desportivas e turismo hoteleiro.

Uma praia limpa e um bom planeamento do território são a chave para se reunirem as condições de um ambiente de surf. A partir da contribuição da comunidade local e da autarquia para manter a Reserva Mundial de Surf num local limpo, é garantida a preservação da riqueza ambiental e a biodiversidade marítima extraordinária.

Grupo 3

 

Alunos envolvidos no projeto:

Data: 20.11.2017

Partilha esta reportagem em