Impactes das energias que movem o mundo

No âmbito do programa Eco-Escolas e subordinado ao tema “Energia” foi dinamizada, em colaboração com a Biblioteca Escolar, uma iniciativa de sensibilização dos alunos para a problemática das fontes de energia, com particular relevo para o confronto energias fósseis/energias limpas e para a poupança de energia a nível doméstico nas diversas atividades do quotidiano.

As energias movem o mundo

No âmbito do programa Eco-Escolas e subordinado ao tema “Energia” foi dinamizada, em colaboração com a Biblioteca Escolar, uma iniciativa de sensibilização dos alunos para a problemática das fontes de energia, com particular relevo para o confronto energias fósseis/energias limpas e para a poupança de energia a nível doméstico nas diversas atividades do quotidiano.

A ação começou com uma dramatização, feita por alunos do 9ºD, dividida em dois momentos: num primeiro momento em que uma família, ao jantar, a propósito de uma notícia do jornal televisivo sobre o aumento dos combustíveis discutia o uso dos combustíveis fósseis e as alternativas aos mesmos. Num segundo momento, a mesma família, após o jantar discutia questões de poupança energética em casa a partir de situações quotidianas. Estes momentos constituíram, de alguma forma, um momento reflexivo para os próprios, mas também para todos aqueles que a ele assistiram

A seguir à dramatização foram apresentadas maquetas feitas por alunos do 8ºA sobre as energias que movem o mundo, referindo como as fizeram e sobretudo explicando a fonte de energia posta em destaque nesse trabalho, as suas vantagens e impactes. Deste modo, perceberam-se as potencialidades de algumas das energias alternativas (como a eólica e a solar), sendo também visível o seu confronto com as energias fósseis.

Finalmente foi apresentado o canal Youtube do Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa, o qual contém para já alguns vídeos com dicas de poupança. A apresentação deste canal, para além de o tornar mais visível para a comunidade, pretendeu incentivar os alunos e a comunidade a produzirem conteúdos que podem integrar o mesmo, uma vez que este é um projeto que agora se inicía mas que deve ter continuidade nos próximo anos, assumindo-se como um importante instrumento do Eco-Escolas.