Horta comunitária de Cantanhede

Este novo conceito apareceu em Cantanhede, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia e a INOVA, em junho de 2013 e tem-se vindo a revelar uma nova forma de aproveitar o solo e promover a agricultura biológica e a biodiversidade.

Situada junto à Santa Casa da Misericórdia, esta pequena horta com 3000 metros quadrados tem vindo a prestar auxilio a muitas famílias carenciadas, proporcionando-lhes um suplemento alimentar mais saudável e dentro das suas possibilidades económicas.

horta1

Este é um espaço onde os residentes do Município de Cantanhede que não possuem uma área para cultivo podem candidatar-se, ficando assim habilitados a poder utilizar este espaço para cultivo. Dentro dos candidatos são escolhidos aqueles com menores capacidades económicas, desempregados, famílias numerosas e reformados. O programa proporciona ainda formação na área da agricultura.
Esta horta também tem como função sensibilizar e educar a população no que diz respeito à defesa do ambiente, para a importância dos recursos naturais e da biodiversidade, para a interação com o meio-ambiente e por sua vez fortalecer a interação e o bem-estar populacional.

horta2

As hortas comunitárias e urbanas têm sido um enorme sucesso a nível mundial, e têm-se revelado uma boa aposta para melhorar a qualidade de vida e do ambiente, principalmente a nível das cidades, dado que possibilita às pessoas que vivem em apartamentos, por exemplo, puderem usufruir de um espaço para plantação. Dadas todas estas vantagens que referimos acima, apelamos a que haja uma maior adesão a esta nova forma de agricultura.

 

Beatriz Pereira; Hugo Silva; Inês Cadima; Lucas Gomes; Rute Barreto

 

 

Alunos envolvidos no projeto: Beatriz Pereira; Hugo Silva; Inês Cadima; Lucas Gomes; Rute Barreto

Data: 18.06.2015

Partilha esta reportagem em