Hidrogénio. Energia do Futuro?

No momento em que as questões ambientais estão no topo das preocupações dos cidadãos, o aparecimento de uma energia inesgotável e limpa é visto como a solução para os problemas do esgotamento dos recursos e das alterações climáticas.

O hidrogénio é o elemento químico mais abundante do Universo e à temperatura ambiente encontra-se no estado gasoso.

O hidrogénio verde é um combustível com alto potencial de uso na geração de energia. Ao contrário dos combustíveis fósseis, o aproveitamento energético do hidrogénio raramente se dá pela sua combustão, mas sim por meio de uma transformação eletroquímica designada eletrólise, realizada em células de combustível e hidrogénio, denominadas de fuel Cells. Este processo consiste numa divisão da água em hidrogénio e oxigénio.

Esta forma de conseguir hidrogénio verde, evitaria a emissão de muitos milhões de toneladas anuais de dióxido de carbono que se originam quando se utilizam os combustíveis fósseis, por isso é encarada como uma promessa de energia do futuro muito prometedora.

Como já se sabe, algum dia os combustíveis fósseis que estamos a usar como o petróleo, carvão e o gás natural vão acabar logo é imperioso procurar recursos energéticos renováveis e é nesse contexto que surge energia do hidrogénio. Esta energia já está a ser aproveitada como combustível na NASA (National Aeronautics and Space Administration), mas também poderá ter outras aplicações como gerar energia nos transportes. A sua utilização permitirá alcançar o objetivo da descarbonização.

A energia do hidrogénio tem uma grande densidade energética, pode ser facilmente armazenada e transportada, o seu processo de produção não provoca ruído nem emissão de gases de efeito de estufa para a atmosfera. Esta é uma alternativa ecológica que pode ajudar a economia dos países permitindo a criação de postos de trabalho e o seu desenvolvimento económico.

Apesar de tudo o hidrogénio verde também tem os seus aspetos negativos como por exemplo ser preciso grandes investimentos para o produzir e exige grandes requisitos de segurança para evitar fugas e explosões.

Para podermos consumir esta energia em Portugal implicaria grandes investimentos e estimular a investigação e o desenvolvimento para reduzir os custos de produção e potenciar o surgimento de novas indústrias e serviços que conduzam a economias de escala. A produção desta forma de energia contribuiria para reduzir a dependência energética do nosso país face ao exterior pois permitiria a redução ou cessação da importação de combustíveis fósseis. Esta situação teria necessariamente reflexos positivos no equilíbrio da nossa balança comercial e consequentemente o desenvolvimento económico do país. Em termos ambientais, a utilização da energia proveniente do hidrogénio permitirá, a Portugal, atingir o objetivo da neutralidade carbónica, desejada até 2050.

Em suma, a energia do hidrogénio é uma energia que já está a começar a ser usada em alguns meios de transporte, mas cujo potencial está longe de estar totalmente aproveitado. O grande problema é serem precisos grandes investimentos para a produção desta energia. Ainda assim tem uma série de vantagens e eu acredito que esta poderá ser a tal energia do futuro, tanto em Portugal como no resto do Mundo.

https://www.wattson.pt/2020/06/21/hidrogenio-a-hora-h-de-portugal-pode-ter-chegado/ (consultado em- 20/1/2021)

https://www.portal-energia.com/vantagens-desvantagens-hidrogenio-147348/ (consultado em- 20/1/2021)

https://slefty.com/pt/hydrogen-as-energy-source (consultado em- 20/1/2021)

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=9-fjMNEjNU8 (consultado em 20/1/2021)

https://www.youtube.com/watch?v=W_ZbO_OA7l0&feature=youtu.be (consultado em 20/1/2021)

https://www.youtube.com/watch?v=XaIypuuhhWM&t=551s (consultado em 20/1/2021)

https://www.ecycle.com.br/8921-hidrogenio-verde.html (consultado em 20/1/2021)

https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/hidrogenio-verde (consultado em 20/1/2021)

https://pplware.sapo.pt/wpcontent/uploads/2018/11/pplware_carro_hidrogenio02.jpg (consultado em 20/1/2021)