Global Action Days comemorado na Escola Básica D. João II com observação do litoral e recolha de resíduos

Em dia de Greve Estudantil pelo Clima, 27 de Setembro de 2019, os alunos das turmas do 8.º ano de escolaridade, das turmas B e C da EB D. João II, Caldas da Rainha rumaram à Foz do Arelho a fim de participarem numa ação integrada no projeto Coastwatch e, assim, conhecerem e contribuírem para a preservação das margens da Lagoa de Óbidos.


Como sabemos, a Lagoa de Óbidos é um sistema lagunar de reconhecido valor ecológico pois, devido ao persistente afluxo de nutrientes e matéria orgânica de origem continental, a Lagoa de Óbidos apresenta uma fertilidade primária significativa.

Ao longo de 2 km, os alunos recolheram cerca de 36 kg de resíduos, entre os quais muito plástico, garrafas, utensílios de pesca e centenas de beatas!!!

Simultaneamente, os alunos tomaram consciência da biodiversidade da nossa lagoa, das suas características geológicas, perigos e ameaças… fatores que muitas vezes passam despercebidos a muitos de nós.

O balanço dos participantes foi bastante positivo pois, segundo os alunos, tão importante quanto o alerta dado pela greve é a participação de todos nós em ações que permitam minorar o nosso impacto sobre o planeta.

Esta ação foi possível com a dinamização das técnicas pertencentes ao Geota/Centro Ecológico e Educativo do Paul da Tornada e a organização da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Na EB D. João II, a Bandeira Verde Eco-Escolas permaneceu a meia haste, como símbolo de pesar e de alerta na urgência das medidas a tomar para inverter as alterações climáticas.

 

Alunos envolvidos no projeto: Alunos do 8.º B e C

Escola: Escola Básica D. João II de Caldas da Rainha

Data: 04.10.2019

Partilha esta reportagem em