Educar para conservar

O Jardim Zoológico de Lisboa considera a educação fundamental para aumentar o conhecimento e assim alterar os comportamentos: só se protege o que se conhece.

O Jardim Zoológico de Lisboa oferece várias oportunidades para as escolas que estejam interessadas em ter uma aula ao ar livre. Tem aulas diferentes e destinadas para cada ciclo de escolaridade. Assim, a sua visita pode complementar a sua aprendizagem. Dispõem também de visitas virtuais, através da plataforma zoom, que podem ser realizadas em qualquer parte do mundo. Assim, o Jardim Zoológico consegue chegar a mais pessoas.

 Para as escolas que preferirem, o Jardim Zoológico de Lisboa tem uma opção de “Zoo vai à escola”. Os educadores deslocam-se até às escolas para dinamizarem uma atividade diferente junto aos alunos. Férias no Jardim Zoológico é uma atividade onde as crianças e jovens estão em permanente contacto com a natureza. “À noite no zoo” é uma atividade em que os jovens dormem nas instalações e é uma forma única de conseguir perceber a vida noturna dos animais.  Atividade como encontros com tratadores, visitas aos bastidores e jogos didáticos como o peddypaper.

Segundo Cheila Alves educadora do Jardim Zoológico, a educação foca-se em seis conceitos bases: o conhecimento, os valores morais, os valores sociais, o processo permanente das aprendizagens, a expressão de todas as potencialidades de todos e as emoções e interesses. Assim o Centro pedagógico procura através de várias atividades e estratégias envolver os visitantes privilegiando três vertentes: emocionais, cognitivas e comportamentais.

A vertente emocional consiste em adquirir novas aprendizagens motivadas pelas emoções.  A vertente cognitiva é a compreensão, a adquisição de conhecimentos e a sua replicação. A vertente comportamental consiste em influenciar o publico de forma que haja uma mudança.

Filipa Tavares, Francisco Nascimento, Mariana Martín, Rodrigo Teixeira