Educar para Conservar, é o lema do Centro Pedagógico do Jardim Zoológico

O Centro Pedagógico do Jardim Zoológico de Lisboa foi fundado em 1992 com o objetivo de educar para a conservação. A Antonieta Costa é a diretora deste centro há 12 anos e, curiosamente, vêm da área de letras.


Atualmente, este centro conta com duas equipas que desenvolvem ações no terreno com cerca de 40 educadores pedagógicos e 50 animadores de educação ambiental.

O Jardim Zoológico de Lisboa oferece programas escolares gratuitos para todos os graus de ensino, abordando assuntos relacionados com a descoberta dos ecossistemas e biodiversidade, encontros com os treinadores de animais, estudo do comportamento animal, etc.

Existem ainda outros programas tais como; “O zoo vai à escola”, tanto por via skype como sessões em aula; o “À noite no zoo” e ainda programas específicos para professores, como “Formação acreditada” e “Dia Aberto ao Professor”.

O Programa Educativo do Jardim Zoológico teve o reconhecimento do Ministério de Educação, pela sua utilidade educativa e por desempenhar um importante papel ao nível da educação ambiental para a sustentabilidade e na educação para a cidadania.

O centro tem como objetivos conservar, transmitir e inspirar sendo assim “para que haja boas práticas é necessário sensibilizar”, indica Antonieta Costa.

O Centro Pedagógico gostaria de ter liberdade de realizar mais atividades mas devido ao orçamento reduzido, tem dificuldade. Assim sendo, utiliza a verba resultante da bilheteira, apadrinhamentos e patrocínios, tais como: Santogal, Elgydium, Promethean, Mymaga, Microsoft, Comboios de Portugal (CP), Fertagus.

 

 

Alunos envolvidos no projeto: Afonso Abreu; Andreia Coelho; Beatriz Jesus; Rita Reis; Bruno de Sousa

Data: 15.03.2019

Partilha esta reportagem em