Eco Water, uma nova forma de consumir água

Desde 2018, em parceria com as lojas de supermercado Pingo Doce, que o Projeto Eco Water, desenvolve uma forma sustentável de consumir água potável: através de (re)utilização de garrafas de água através do seu reenchimento.


Sob o lema “a nossa água é o resultado de dois elementos únicos que a tornam amiga do ambiente”, o projeto Eco Water, oferece uma gama de garrafas de um litro e meio e três litros, por cerca de 0,06€ cada litro. Este tipo de garrafas incorpora um sistema de filtro de sedimento, de filtro de carvão ativado e de uma lâmpada ultravioleta. Com este sistema, a água filtrada proporciona um sabor mais atrativo ao paladar de cada pessoa, reduzindo em simultâneo o consumo de plástico.

A Eco, fundada em abril de 2018, afirma que este tipo de água quando comparada com a água da rede nacional, apresenta características mais benéficas para os consumidores, dada a sua composição.

Mafalda Terré, uma das responsáveis de Marketing da marca, afirma de acordo com dados estatísticos que “este tipo de garrafas dura cerca de 18 meses”, uma vez que, na sua constituição estão presentes materiais que proporcionam esta longevidade característica.

Este tipo de garrafas (re)utilizáveis podem ser encontradas em mais de 500 estabelecimentos da cadeia de hipermercados Pingo Doce, através de uma estratégia de expansão deste tipo de água (e garrafas) por Portugal continental e insular (ilhas da Madeira e dos Açores).

Numa altura em que se desenvolvem novas práticas em benefício do ambiente, este tipo de projetos contribui para a diversificação da oferta de produtos não generalistas, mas sim característicos e mais “amigos” do ambiente.

As garrafas ECO de 1,5L disponibilizadas no mercado

 

Alunos envolvidos no projeto: João Pedro Costa

Data: 18.01.2020

Partilha esta reportagem em