“E se …” o Carbono não existisse?

O que é o Carbono?

1. Átomo de Carbono

O Carbono é uma elemento químico de simbolo C , e de número atómico 6. Este pode ser tanto encontrado no estado sólido (grafite, diamante, rochas…) ,no estado gasoso (dióxido de Carbono, …), e no estado liquído (petróleo, …) devido aos hidrocarbonetos. Além disso está presente em todas as formas de vida e em grande parte do Universo.

Benefícios do Carbono

Como já referi o Carbono é muito importante para a vida na Terra, uma vez que este entra na fotossíntese e na degradação dos corpos orgânicos. Através do seu ciclo, este também fornece energia vinda do Sol e de outras estrelas. Na atmosfera, o Carbono tem um dos principais papéis, uma vez que faz parte dos gases com efeito estufa, que permite que o Planeta Terra mantenha a sua temperatura.

Aspetos negativos do Carbono

2- O efeito estufa

O Carbono é o principal responsável pelo aquecimento global,  já que por intervenção humana na queima de combustíveis fósseis, este tranforma-se em CO2. A abundância deste na atmosfera aumenta o efeito estufa, que aumenta a temperatura média da Terra. Este aumento provoca o derretimento das Calotes Polares, a extinção de várias espécies, aumento do nível médio da água do mar, etc.

Alguns compostos de Carbono podem ser tóxicos para os mamíferos, e outros inflamáveis e explosivos, como o eteno e o metano.

Aplicações do Carbono

  • Através do grafite, são feitos lápis;
  • O diamante (composto de Carbono) é usado como joia e como material de corte devido á sua dureza;
  • Purificação da água
  • Utilizado em refinarias para produção de combustíveis.
  • Ligas de Ferro

E então, se o Carbono não existisse?

Se o Carbono não exitisse, muito provavelmente o Planeta Terra também não existiria como o conhecemos. Não seria possível manter uma temperatura constante, logo os seres vivos não poderiam viver. Ainda mais, já que todos os seres vivos são compostos por Carbono, este estaria ausente na sua composição, resultando também na sua inexistência. No Universo, algumas estrelas e planetas também não poderiam existir, especialmente aquelas que são compostas essencialmente por Carbono.

Podemos então concluir que o Carbono é extremamente importante, e que nunca desapareça, já que este não pode ser criado e também existe uma quantia finita de Carbono no Planeta, mas não te assustes essa quantia é bem grande!

Bibliografia 

1-https://pedro-barbosa.blogs.sapo.pt/666-o-atomo-de-carbono-e-o-famoso-6528 

2- https://beduka.com/blog/materias/quimica/definicao-de-efeito-estufa/

https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/ciclo-carbono.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Carbono

https://www.greenme.com.br/informarse/ambiente/1199-a-importancia-do-carbono-para-manutencao-da-vida-na-terra/