“E se …” não existissem abelhas?

Todos nós já tivemos medo de sermos picados por uma abelha ou até mesmo já comemos mel. Mas já alguma vez pensámos se as abelhas são assim tão importantes? E se estas não existissem?

O que é uma abelha?

As abelhas são insetos que têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdómen, e este é revestido por um exoesqueleto onde existem regiões cobertas de pelo.

1- Abelha 

Na cabeça, possuem um par de antenas que têm estruturas que lhes permitem o olfato e a audição. Ao terem um par de mandíbulas fortes, conseguem manipular e cortar diversos materiais, e com a língua conseguem coletar o pólen.

No tórax, as abelhas têm três pernas de cada lado o que lhes permite o transporte do pólen, além de terem dois par de asas que permitem o voo.

No abdómen possuem diversos  sistemas e glândulas, entre as quais as que produzem a cera. É também aqui que está o ferrão, o seu principal órgão de defesa.

A hierarquia das abelhas

2- Hierarquia das abelhas

As abelhas são animais fantasticamente organizados, por isso possuem uma certa hierarquia social onde cada uma tem funções diferentes.

A rainha:  esta abelha tem quase o dobro das outras e é a única fêmea fértil numa colmeia, uma vez que realiza o voo nupcial. Tem a função de manter a organização, através da libertação de feromonas, e de postura de ovos.

As operárias: são elas que realizam todo o processo de manutenção da colmeia, como por exemplo: produção de alimento, higienização, defesa e manutenção da temperatura.

Zangões: São maiores que as operárias, mas já não possuem qualquer tipo de ferrão. A sua única função é realizar o voo nupcial e fecundar a rainha, o que leva à sua morte.

A grande importância destes pequenos seres

3 – Um ser único

As abelhas têm grandes importância a nível económico, pois são muitas as substâncias que são produzidas por elas e que são utilizadas diariamente pelo o Homem de diversas formas. Por exemplo: as ceras no fabrico de cosméticos, usos medicinais e gastronômicos do mel, e até mesmo o seu veneno para o tratamento de algumas doenças. Também, a venda das próprias abelhas e de colmeias se tornou um negócio para o Homem, para quem tem intuitos de começar um negócio da produção de mel, ou até mesmo como hobby

Além disso, também têm grande importância para o ambiente. Estas como pousam em diversas flores, à procura de pólen, acabam por contribuir para a polinização de diversas plantas.

E se elas não existissem?

Hoje em dia já se tem verificado a redução de populações de abelhas, ou devido a espécies invasoras (como a abelha asiática) ou devido à interferência do Homem na natureza, como por exemplo o uso de químicos. Se por acaso elas se extinguirem ou até mesmo nunca tivessem existido, não conheceríamos certos produtos como o mel e a cera, e, ainda mais importante, não existiria uma polinização “em massa”, o que levaria a uma diminuição da reprodução das plantas e consequentemente uma redução no número de  indivíduos em diferentes espécies, acabando por interferir com todo o ecossistema.

 

Bibliografia

Todas as imagens foram retiradas do site https://pixabay.com/

Imagem de destaque de Marian Anbu Juwan

Imagem 1 de David Hablützel

Imagem 2 de Susanne Jutzeler, suju-foto

Imagem 3 de Harry Strauss