“E se a nossa cidade acordasse sem árvores?”

Nos dias 8, 9 e 10 do corrente mês, na biblioteca Madalena Sotto da escola Soares de Basto, decorreu uma exposição sobre a importância das árvores na nossa vida. Esta exposição, realizada pelos alunos do 9º ano, contou com a preciosa organização dos professores de geografia.


                   Exposição sobre a floresta

O ponto de partida da exposição consistiu na apresentação de um poster de um local com e sem floresta, ou seja, o “antes e o depois”, com o objetivo de mostrar a importância das árvores no nosso dia a dia e chamar a atenção para estes seres vivos, que nos garantem a sobrevivência.

Um grupo de Jovens Repórteres esteve lá e propôs aos professores de geografia que desafiassem os alunos a aprofundar mais o tema e a criar na comunidade escolar o impacto necessário para uma mudança de comportamentos, que permitam a proteção da floresta.

A escassez de árvores provoca grandes problemas tanto na vida do Homem como num grande número de ecossistemas.

As arvores são essenciais à vida, pois fornecem o oxigénio imprescindível para a nossa continuidade, mas, para além disso, fornecem matérias-primas, como a madeira que pode ser transformada em papel, usada no fabrico de casas, móveis,… Já para não falar das belas paisagens que nos proporcionam.

Mas não são só os humanos que perdem, os animais também sofrem com a desflorestação, muitos ficam sem casa, sem alimento ou mesmo desprotegidos dos predadores.

A todos os que têm altas responsabilidades cívicas fica aqui o nosso apelo: PROTEGAM A FLORESTA QUE É DE NÓS TODOS.

Esta exposição foi um passo importante no sentido de chamar a atenção de toda a comunidade escolar para esta problemática criando dinâmica entre alunos e professores. Apesar dos gastos de papel, a floresta ganhou novos amigos. Foi um verdadeiro “Global Action Day”.

 

 

 

As Jovens Repórteres,

Margarida Figueiredo (nº17- 9ºD)

Matilde Silva (nº22 – 9ºD)

Matilde Fonseca (nº24 – 9ºD)

 

 

Alunos envolvidos no projeto: Margarida Figueiredo (nº17- 9ºD); Matilde Silva (nº22 - 9ºD) ; Matilde Fonseca (nº24 - 9ºD)

Escola: Escola Secundária Soares Basto

Data: 11.11.2017

Partilha esta reportagem em