Dia Nacional do Mar – Mar de Plástico

Na comemoração do Dia Nacional do Mar foi abordada a problemática da cumulação de plásticos nos oceanos, entre outros perigos que afetam estes ecossistemas. Pede-se uma melhor consciência ambiental para reduzir este problema encontrando uma via para a a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos..


No dia 16 de novembro comemora-se o Dia Nacional do Mar. Na EB 2,3 de Paço de Sousa comemorou-se esse dia com uma palestra intitulada “Mar de plástico” e que abordou vários problemas que afetam os oceanos, com particular destaque para a acumulação de plásticos nos oceanos.

Este é um problema atual pois os plásticos podem alterar os ecossistemas e prevê-se que em 2050 haja tanto plástico como peixes no mar, em peso. Nem sempre nos apercebemos do acumular de plástico nos oceanos, pois ele chega lá de várias formas, no entanto é um fator de risco para toda a vida animal, como por exemplo para as aves marinhas que ao ingeri-las, confundindo com alimento, acabam por morrer.

Para além desse problema central, falou-se sobre o aquecimento das águas, que afeta as migrações dos animais marinhos e pode causar alterações climáticas; da pesca excessiva capaz de destruir os ecossistemas marinhos e provocar extinção de espécies; da captura de peixes ainda em estado juvenil, entre outros problemas.

Como conclusão, percebeu-se que é necessário diminuir a quantidade de plástico que usamos diariamente, devendo o estado adotar leis que promovam isso, como por exemplo o incentivo à sua reciclagem. No entanto, as soluções são, muitas vezes, difíceis de encontrar uma vez que este é um problema que nem toda a gente conhece (o que torna importante este tipo de ações) e por não saberem que a sua ação pode ter influência na vida de muitos organismos

 

Alunos envolvidos no projeto: Turma 9ºC

Escola: Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa

Data: 16.11.2018

Partilha esta reportagem em