Dia Nacional do Mar – Mar de Plástico

Na comemoração do Dia Nacional do Mar foi abordada a problemática da acumulação de plásticos nos oceanos, entre outros perigos que afetam os ecossistemas marinhos. Pede-se uma melhor consciência ambiental para reduzir este problema encontrando uma via para a a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos..

Cartaz do evento

No dia 16 de novembro comemora-se o Dia Nacional do Mar. Na EB 2,3 de Paço de Sousa comemorou-se esse dia com uma palestra intitulada “Mar de plástico” e que abordou vários problemas que afetam os oceanos, com particular destaque para a acumulação de plásticos nos oceanos.

Este é um problema atual pois os plásticos podem alterar os ecossistemas e prevê-se que em 2050 haja tanto plástico como peixes no mar, em peso. Nem sempre nos apercebemos do acumular de plástico nos oceanos, pois este chega  de várias formas, no entanto, é um fator de risco para toda a vida animal, como por exemplo para as aves marinhas que ao ingeri-lo, confundindo com alimento, acabam por morrer.

Para além desse problema central, falou-se sobre o aquecimento das águas, que afeta as migrações dos animais marinhos e pode causar alterações climáticas; da pesca excessiva capaz de destruir os ecossistemas marinhos e provocar extinção de espécies; da captura de peixes ainda em estado juvenil, entre outros problemas.

Como conclusão, percebeu-se que é necessário diminuir a quantidade de plástico que usamos diariamente, devendo o estado adotar leis que promovam isso, como por exemplo o incentivo à sua reciclagem. No entanto, as soluções são, muitas vezes, difíceis de encontrar uma vez que este é um problema que nem toda a gente conhece (o que torna importante este tipo de ações) e por não saberem que a sua ação pode ter influência na vida de muitos organismos