Dacsa Atlantic: ambiente e segurança alimentar em sintonia

Figura 1: Dacsa Atlantic, arrozeira

Dacsa Atlantic, uma empresa internacional de comercialização de arroz e milho, tem em atenção uma vertente ambiental, uma vez que tenta minimizar o uso de pesticidas na produção de milho e arroz, tentando diminuir a pegada ecológica.

A empresa com fábrica no concelho de Coruche realizou recentemente um investimento de cerca de 2 milhões de euros em projetos com vista à redução das emissões de dióxido de carbono.

A fábrica possui perto de 85 funcionários e destina-se à secagem, armazenamento, processamento e distribuição de milho e arroz, sendo lider a nível nacional.

Em 2018 esta empresa produziu 6.366.54 kilowatts de energia elétrica, o que por consequência originou uma emissão de 2.992.21 toneladas de co2 e cerca de 55.45 toneladas de gás natural com uma emissão de 160.28 toneladas de co2.

Na área da eficiência energética, têm realizado variadas atividades como a instalação de iluminação led, a reestruturação do sistema de monitorização de consumo e a substituição dos compressores de ar. Preve-se, assim, uma diminuição de emissão para 205.84 toneladas de CO2.

Figura 2: Silos de armazenamento de matéria-prima

O cultivo biológico tem cada vez mais importância e procura. Alguns clientes já começam a apostar num consumo saudável e sem substâncias tóxicas aquando da sua produção. Ainda assim, o facto de os solos terem que estar cinco anos em repouso antes de poderem iniciar o cultivo biológico faz com que não haja, a curto prazo, a possibilidade de utilizar como matéria-prima produtos desta origem. Nesta empresa, que consome o equivalente a cerca de 1000 hectares de cultivo, 200 são biológicos. Assim, está na mão dos consumidores exigir produtos biológicos, benéficos para a saúde e para o ambiente.

Assim, e apesar de toda a evolução a fazer, esta empresa tem uma postura sustentável, de acordo com os três R’s (reduzir, reutilizar e reciclar). Assim, estão em constante investigação para diminuir a quantidade de plásticos usados e recicla/reutiliza todos os materiais possíveis, inclusive os metais utilizados nas máquinas de produção industrial.

Catarina Semedo Oliveira, Joana Tavares, Manuel Farias, Miguel Carvalho, Nelson Gaspar