COVID-19: Consequências ambientais

O COVID-19 é a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2). Esta epidemia começou há 3 meses e já se começa a sentir diferenças nas nossas vidas. Mas, quais serão as consequências desta no ambiente?

Aspetos positivos

O COVID-19 é responsável pela diminuição das emissões de poluentes, como o CO2  e o NO2, para a atmosfera. De acordo com a Carbon Brief, as emissões de dióxido de carbono diminuíram em 25% na China após o Novo Ano Chinês. A nível mundial, as emissões de COpodem chegar a uma redução de 7% este ano.

Comparação da densidade de NO2 em Wuhan durante a epidemia por COVID (2020) e ano normal (2019)

Densidade de NO2 troposférico em Wuhan em μmol/m2

Além da atmosfera, a hidrosfera também sofreu melhorias. Foi reportada uma diminuição da poluição das águas em Veneza, que levou ao aumento da quantidade de seres vivos [+].

Como se desconfia que o pangolim possa ter sido o responsável pela transmissão deste vírus, é estimado que o consumo destes seres vivos diminua [+].

Porque é que as emissões de NO2 e CO2 têm diminuído?

A agência Lusa referiu que o mundo está a emitir menos um milhão de toneladas (1.000.000.000 kg) de CO2 por dia. Isto deve-se aos seguintes fatores:

  • Menor uso de aviões. Em fevereiro houve uma redução do tráfego aéreo em 70% (comparado com janeiro)! A indústria da aviação produz cerca de 3% de toda a emissão de dióxido de carbono*.

    Poluição devido a fábricas

    A indústria é uma das maiores fontes de poluição atmosférica no mundo. Com o seu encerramento, as emissões mundiais de poluentes diminuem.

  • Diminuição do uso de transportes particulares e coletivos, como carros, autocarros e comboios, pois em alguns locais as pessoas sofrem restrições à movimentação.
  • Fecho de fábricas. Grande parte das fábricas na China e noutros países usam maioritariamente combustíveis fósseis. Com o seu encerramento ou diminuição da atividade, a combustão de carvão e de petróleo diminuiu.
  • Diminuição das operações de refinarias.

De acordo com o analista Marshalll Burke, esta diminuição da poluição atmosférica poderá evitar a morte de 77 mil pessoas, devido à menor concentração de micropartículas no ar, que são responsáveis pela morte de milhares de pessoas anualmente.

Aspetos negativos

Com o receio do COVID, tem ocorrido um aumento do uso de máscaras de proteção e luvas (plásticos descartáveis). Por vezes, estas não são descartadas de forma apropriada, acabando por parar aos oceanos e ameaçando a vida marinha [+].

Além disso, todos os aspetos positivos são temporários e certos ambientalistas acreditam que as emissões de poluentes voltarão a aumentar após o fim da epidemia.

Este vírus pode até levar ao desinteresse por medidas ambientais. Algumas empresas, devido a quebras nas receitas, admitem adiar as suas políticas ambientais e, para diminuir o impacto económico, estas poderão chegar a bater recordes de emissões na ânsia de recuperar o tempo perdido com os bloqueios. Da mesma forma, nos finais da crise de 2008, o governo de Pequim forneceu apoios às empresas, levando a um aumento de produção e de poluentes emitidos.

“Poderá haver um pacote de estímulos económicos que disponibilizem crédito barato para a indústria pesada na China. Em resultado disso mesmo, poderemos ter um aumento dos valores poluentes e também das emissões de carbono no segundo semestre do ano”

Fei Lui, NASA.

___

*Descobre o que a Eviation Aircraft fez para diminuir os impactos dos aviões no ambiente aqui.

Nota: Para mais dados sobre este vírus, vê os meus outros posts no Blog da EESPS:

COVID-19: Origem, Casos e Impactos (ambientais) (atualizado a 19/03/2020)

O que se sabe sobre o novo coronavírus (nCov-2019)? (10/02/2020)

___

Bibliografia:
Agência Lusa. (16/03/2020). Coronavírus: menos um milhão de toneladas de CO2 por dia. Publico. [Consultado a 20/03/2020]. Disponível em: https://www.publico.pt/2020/03/16/ciencia/noticia/coronavirus-menos-milhao-toneladas-co2-dia-1907964

Quercus. (13/03/2020). Que impacte ambiental terá o coronavírus?. Quercus. [Consultado a 20/03/2020]. Disponível em: https://www.quercus.pt/comunicados/2020/marco-1/5839-que-impacte-ambiental-tera-o-coronavirus

NEWBURGER, Emma. (13/03/2020). Coronavirus could weaken climate change action and hit clean energy investment, researchers warn. CBNC. [Consultado a 20/03/2020]. Disponível em: https://www.cnbc.com/2020/03/13/coronavirus-could-weaken-climate-change-action-hit-clean-energy.html

MARTINS, Andreia. (17/03/2020). Covid-19. Pandemia levou a redução drástica da poluição na China e em Itália. RTP. [Consultado a 20/03/2020]. Disponível em: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/covid-19-pandemia-levou-a-reducao-drastica-da-poluicao-na-china-e-em-italia_n1212734

___

#JRAFicaEmCasa #EuFicoEmCasa

___

Filipe Correia