Conservação da Natureza e da Proteção Ambiental – Life Volunteer Escapes

Os cerca de 200 alunos participaram ativamente nas sessões, tendo sido estimulados para um comportamento ambientalmente correto, nomeadamente: reciclar/separar, comprar produtos nacionais, optar por um transporte ‘verde’, evitar o plástico, poupar na eletricidade, entre outros conselhos valiosos. Foram dados exemplos de empresas que já promovem práticas inovadoras de gestão sustentável como é o caso da Navigator, com papel de gramagem inferior, produzido com menor quantidade de matérias-primas e da Berg, com ténis 100% nacionais e 100% recicláveis, entre outras grandes marcas.

Para além de terem aprendido novos conceitos, os alunos consolidaram alguns dos conhecimentos já adquiridos, como os limites físicos para o planeta Terra que a humanidade não deve transgredir: aquecimento global, perda de biodiversidade, ciclo biogeoquímico do azoto, acidificação dos oceanos, ozono estratosférico, ciclo do fósforo, utilização de água doce, regime de utilização do solo, poluição química e acumulação de aerossóis na atmosfera.

No final, as palestrantes ofereceram livros de banda desenhada aos participantes: “O Mundo Muda Contigo” de Raquel Ochoa e Mariana Margarida Malhão. Título sugestivo, certo?