Conservação da Natureza e da Proteção Ambiental – Life Volunteer Escapes

No dia 20 de novembro, no âmbito do projeto Life Volunteer Escapes e em representação do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD Portugal) decorreram duas sessões sobre Conservação da Natureza e Proteção Ambiental no auditório da Escola Secundária Camilo Castelo Branco em V. N. de Famalicão.


Os cerca de 200 alunos participaram ativamente nas sessões, tendo sido estimulados para um comportamento ambientalmente correto, nomeadamente: reciclar/separar, comprar produtos nacionais, optar por um transporte ‘verde’, evitar o plástico, poupar na eletricidade, entre outros conselhos valiosos. Foram dados exemplos de empresas que já promovem práticas inovadoras de gestão sustentável como é o caso da Navigator, com papel de gramagem inferior, produzido com menor quantidade de matérias-primas e da Berg, com ténis 100% nacionais e 100% recicláveis, entre outras grandes marcas.

Para além de terem aprendido novos conceitos, os alunos consolidaram alguns dos conhecimentos já adquiridos, como os limites físicos para o planeta Terra que a humanidade não deve transgredir: aquecimento global, perda de biodiversidade, ciclo biogeoquímico do azoto, acidificação dos oceanos, ozono estratosférico, ciclo do fósforo, utilização de água doce, regime de utilização do solo, poluição química e acumulação de aerossóis na atmosfera.

No final, as palestrantes ofereceram livros de banda desenhada aos participantes: “O Mundo Muda Contigo” de Raquel Ochoa e Mariana Margarida Malhão. Título sugestivo, certo?

 

Alunos envolvidos no projeto: Mónica Azevedo

Escola: Escola Secundária Camilo Castelo Branco

Data: 30.11.2018

Partilha esta reportagem em