Comportamentos ecológicos em tempos de confinamento!

A pandemia Covid-19 e o confinamento. Todos nós temos consciência que temos de proteger o meio ambiente. Assim, durante o período de confinamento, devido à Pandemia de Covid-19, alguns membros do Clube Eco-Escolas de Perafita resolveram fazer uma compilação de comportamentos ecológicos evidenciados por cada um deles, nos seus respetivos lares.

Os alunos da Escola Básica de Perafita, bem como as suas famílias, tiveram de se confinar aos seus lares devido à Pandemia de Covid-19, restringindo as suas saídas ao mínimo indispensável. Segundo as autoridades de saúde e governantes, uma das formas de combater este vírus é o isolamento social, pois este comportamento evita o contágio e a propagação da doença.

Assim, de forma a dar continuidade à ação dos nossos repórteres, foi decidido que cada aluno do 7º A deveria relatar um hábito ecológico evidenciado no seu lar, durante o mês de maio, e o seu contributo para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

Segue-se, então, uma lista de comportamentos ecológicos evidenciados nos lares dos nossos jovens repórteres do ambiente e também algumas fotografias que os comprovam:

Reduzir o consumo de água:

– Tomar banho de chuveiro rapidamente (encurtar o duche em 2 minutos poupa aproximadamente 37 litros de água);

– Fechar a torneira enquanto estamos a escovar os dentes (uma torneira a correr representa um desperdício de água de 6 litros por minuto);

– Encher sempre as máquinas de lavar loiça e roupa aquando da sua utilização.

Reduzir os consumos energéticos:

– Substituir as lâmpadas tradicionais por lâmpadas ecológicas (ex. as lâmpadas LED são de baixíssimo consumo);

– Desligar sempre as lâmpadas sempre que não estejam a ser necessários;

– Desligar totalmente os aparelhos eletrónicos que não estamos a utilizar, no botão On/Off (um televisor com eficiência energética, que fique em stand-by o ano inteiro, consome tanto de eletricidade quanto uma lâmpada que fique acesa um dia e meio).

Separar, reciclar e reutilizar:

– Separar corretamente os resíduos, espalmando-os o máximo possível, e colocá-los no respetivo ecoponto;

– Não deitar para o chão máscaras de proteção, mas sim no recipiente do lixo indiferenciado;

– Substituir gradualmente os produtos de plástico por produtos reciclados (ex. vidro…);

– Reutilizar materiais de forma a poupar recursos e evitar a produção de resíduos (tal como se vê na fotografia enviada por um dos alunos do 7º A, em que ele construiu um suporte para um vaso, utilizando uma garrafa plástica e corda já usadas).

Lâmpada LEDLavagem dos dentesReutilização (vaso)

De facto, estes jovens, apesar de isolados, mantêm o seu propósito de luta pelo bem comum: um melhor ambiente, um futuro possível para a Humanidade!