Castelo Branco, Cidade de Arte

No primeiro dia da semana da Academia da Energia da Forum Estudante, foi visitado o Centro da Cultura Contemporânea, bem como o Museu do Cargaleiro.


Museu do Cargaleiro – Castelo Branco

Na visita ao CCC encontra-se não só uma Exposição, como também o resultado de um concurso que conta com a 8ª edição, sendo bienal. Nesta edição, em que no total participaram 3000 ilustradores de todo o mundo, a grande vencedora foi (NOME) da Alemanha, devido ao seu conceito de elogio ao relaxamento. Para demonstrar uma parte do concurso, o centro disponibiliza de 5 salas devidamente organizadas com o conceito de linha continua, tal como numa história onde existe um início, um desenvolvimento e um fim, uma vez que se trata de um concurso de ilustrações. Na parte superior é possível observar uma retrospetiva do concurso por parte de uma antiga participante, Ingrid Godon.

Já no Museu do Cargaleiro a preservação, o estudo e a conservação são os pontos focais deste museu que foi inaugurado em setembro de 2005, que não conta só com peças da própria autoria do Mestre, como também de outros artistas constituindo uma vasta e admirada coleção. Mestre Manuel Cargaleiro, atual residente em Paris, é pintor, ceramista e colecionador. Nasceu em 1927 em Vila Velha de Rodão, e contem, para além do Museu na sua cidade Natal, um em Itália. Começou por estudar Ciências e Geografia e, mesmo abandonando o curso, este é percetível nas suas obras e gostos.

Castelo Branco é um pequeno portal de arte que por vezes passa despercebido mesmo aos visitantes mais atentos.

 

Alunos envolvidos no projeto: Jéssica Coutinho

Data: 06.09.2018

Partilha esta reportagem em