Braga: O reflexo é o espelho da água

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias, portos de recreio e marinas que se candidatam e cumpram um conjunto de critérios. Estes critérios estão divididos em 4 grupos: informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, segurança e serviços.

O concelho de Braga contém três praias fluviais todas banhadas pelo mesmo rio, o Cávado. A Praia Fluvial Merelim São Paio está situada a cerca de cem metros a jusante da praia de Ponte do Bico. Tem uma rampa de acesso para pessoas com mobilidade condicionada. Atualmente, não possui condições para se candidatar a Bandeira Azul devido à má qualidade da água por causa das descargas que poluem o rio e os acessos à praia estão danificados.

A praia da Ponte do Bico tem uma particularidade a que se deve ter atenção. Devido à existência de uma mini-hídrica a montante, em alguns períodos do dia pode se verificar um aumento do caudal do rio, situação que é devidamente assinalada pelos nadadores-salvadores que asseguram a vigilância da zona balnear no verão. Esta praia será candidata à Bandeira Azul, futuramente.

A praia de Adaúfe faz parte de programa Bandeira Azul desde 2016 e tal como as outras, possui instalações sanitárias, condições para pessoas com mobilidade condicionada e é bastante conhecida pela sua ampla zona relvada e pela prática de variados desportos.

Nos últimos anos, foram feitas bastantes melhorias com o objetivo de dinamizar estes espaços. No entanto, o concelho pretende continuar nesta caminhada em direção à galardoação das suas praias. Em suma, estas praias pertencentes ao concelho de Braga são um exemplo para os outros concelhos do país devendo seguir as boas práticas incentivadas pelo programa Bandeira Azul.

Ana Sousa, Henrique Santos, Joana Guerra