Atividade Outdoor à BA Glasse

No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, os alunos do 10ºF da ESAG, visitaram a empresa BA Glass, com sede em Avintes, com o principal objetivo de perceberem como é efetuada a reciclagem do vidro recolhido no Ecoponto Verde,


A atividade outdoor foi dividida em duas partes. Inicialmente foi demonstrado numa palestra como se formou a sociedade que veio dar origem ao BA Vidro (Barbosa e Almeida), fundada em 1912. Assistimos a um vídeo que apresentou o processo da produção das embalagens de vidro.   O grupo BA traduz-se em vários valores, como a Humildade, Emoção, Ambição, Rigor e Transparência (“HeART”). E é com estes valores, de máxima importância, que permite ao Grupo BA ser certificado e considerado a melhor empresa do sector do vidro a nível mundial.

Foi ainda referido que parte da matéria prima usada para o fabrico das garrafas é proveniente da separação de vidro que é feita diariamente. É também de salientar que ainda nos dias de hoje chegam resíduos (que devem ser colocados no lixo comum ou noutros ecopontos), que tornam o processo de separação ainda mais demorado e complexo. Todos nós podemos colaborar com a correta separação dos resíduos, neste caso, do vidro de embalagens.

Foi dada a oportunidade de visitar a zona de produção onde, conforme as regras estabelecidas pela empresa, tiveram de se proteger com os equipamentos dispensados, nomeadamente batas, toucas, auriculares e óculos de proteção.

Já dentro da zona de fabrico do vidro, onde há uma produção totalmente automatizada, verificou-se que há intervenção de muito poucos operadores, o que prova que no futuro o número de operários diminuirá drasticamente.

A produção de vidro divide-se em seis fases, respetivamente: a mistura de matérias primas devidamente separadas, a fusão do casco, a moldagem das embalagens de vidro, tratamento térmico, inspeção e controle de qualidade e por fim o embalamento (nesta fase as embalagens são condicionadas à saída das linhas de fabrico e organizadas em paletes seguindo para o local de armazenamento).

No interior da fábrica, é também notório o ruído e as elevadas temperaturas provocadas pelo constante funcionamento das máquinas na produção.

Constatamos assim que muito perto da nossa escola existe uma empresa de grande importância nos setores industrial e comercial e que também proporciona a reutilização do vidro, muito importante de forma a poupar o recurso natural e a diminuir os resíduos, contribuindo para um ambiente sustentável.

 

Alunos envolvidos no projeto: Marta Cardoso; Inês Cardoso ; Carolina Oliveira

Escola: Escola Secundária Almeida Garrett

Data: 31.05.2018

Partilha esta reportagem em