As consequências da poluição das linhas de água

sertaSegundo os cientistas, maior parte da água existente está nos oceanos, a outra esta retida nos glaciares e icebergs, e a ainda esta presente nos rios e lagos.

Para além disso o homem tem vido a contribuir ao longo dos anos para a diminuição da qualidade de água potável existente na Terra; pois algumas actividades humanas contribuem para isto; tais como a elevada industrialização, exploração agrícola, o aumento demográfico, a actividade doméstica, a lixiviação de solos e os resíduos.

Esta mesma diminuição de água tem vindo a contribuir, para poluição dos oceanos; acabando por afectar os organismos que lá habitam e a poluição dos solos.

O surgimento de novas doenças é devido a contaminação da água; tais como a Cólera, Leptospirose, Febre tifóide, Febre paratifóide, Disenteria bacilar, Amebíase, Esquistossomose, entre outras.

Deixamos aqui algumas sugestões; entre elas fazer análise regularmente as águas, tratamento dos resíduos, reduzir a produção e a utilização de produtos tóxicos, usar racionalmente a água, não atirar produtos poluentes a natureza e apostar em campanhas de educação ambiental nas escolas.

Todavia há pessoas que em vez de andarem 1Km a pé, vão de autocarro, as crianças que atiram água umas as outras na brincadeira, os pais deviam chamar atenção…pois é coisas simples contribuem para o aumento progressivo desta situação.

Cabe nos a nós seres humanos mudar esta situação, pois a água é um bem indispensável a todos os seres vivos.

Fábio Matias, Ana Alves , Joana Farinha