As alterações climáticas: o clima está a mudar… e nós, também?

No dia 6 de maio de 2019, no Colégio das Escravas, no Porto, começamos o projeto “Jovens repórteres para o ambiente”. Nesta reportagem vamos verificar se os jovens do 2.º ao 3.º ciclo estão a par das alterações climáticas.

O projeto

Para começar elaborámos algumas perguntas sobre o tema das alterações climáticas como: “O que são as alterações climáticas?” e “Quais são os problemas que as mesmas nos podem trazer?” e, de seguida, fomos perguntá-las aos alunos do 5.º ao 9.º ano.

Dados obtidos

A maioria dos jovens diz que as alterações climáticas são a alteração do clima quando não é suposto, um exemplo disto, é quando no inverno fica calor de um dia para o outro. Outros simplesmente dizem que não sabem. A definição mais rigorosa para alterações climáticas é a variação do clima ao longo do tempo em escala global.

Algumas das sugestões que os mesmos deram para contribuir para o melhoramento deste problema foram: não deitar lixo para o chão, tomar banhos mais curtos e andar mais a pé ou de transportes públicos. Todas estas respostas mostram a preocupação destes adolescentes perante as alterações do clima.

“Se não fizermos nada para mudar isto o que pode acontecer é o mundo acabar!”, diz Inês Costa, uma aluna do 5.º ano. De facto isto poderá acontecer, mas em casos extremos. No nosso quotidiano as alterações climáticas já têm causado graves problemas, o nível da água tem vindo a subir com o derretimento dos glaciares, como consequência disto algumas cidades estão a ficar inundadas, como é o caso de Veneza, em Itália, que pode vir a desaparecer. Estas alterações também provocam danos na nossa saúde, devido aos gases tóxicos libertados pela combustão de fósseis, e na comida, por causa do dióxido de carbono que se acumula e altera os nutrientes. Também falamos brevemente sobre as manifestações que andam a decorrer no Porto e chegámos à conclusão de que a maior parte dos jovens acha que isto pode ajudar a combater as alterações climáticas, pois chama a atenção do governo e, este, pode tomar algumas medidas.

Análise de dados

Ao analisar os dados percebemos que a maioria dos alunos percebe sobre as alterações climáticas, mas, mesmo assim, ainda não estão o suficientemente preocupados e informados, desta forma podíamos realizar algumas campanhas para sensibilizar os jovens.

Catarina Osório, Inês Albergaria, José Barros